Mediado pelo deputado federal João Derly (PCdoB), Venâncio Aires esteve presente no seminário que debateu planos, programas e projetos do Ministério da Ciência, Tecnologia da Inovação. O evento, ocorrido em Porto Alegre na última sexta-feira, 7, contou com a presença do ministro da pasta, Aldo Rebelo. Na oportunidade, o secretário municipal da Administração, Leandro Pitsch, e o assessor do deputado Derly, venâncio-airense Henrique Silva, apresentaram projeto para sediar um Centro Vocacional Tecnológico (CVT) na área de agroindústria e desenvolvimento animal e um plano de expansão de internet livre na cidade e interior.
O encontro teve o objetivo discorrer sobre a importância de investimentos em tecnologia, software livre e inovação para o futuro do país. De acordo com dados do Governo Federal, o mundo está muito próximo de uma guerra digital e as instituições financeiras gastam bilhões em defesa nos seus sistemas. O ministro Aldo Rebelo apresentou os planos do Governo Federal para a área da inovação, em especial os programas voltados para o Rio Grande do Sul. “As políticas públicas da União devem servir para estimular o crescimento e gerar um ambiente de criatividade e desenvolvimento. O Brasil está atrasado em termos de inovação, mas estamos trabalhando para recuperar o tempo perdido”, afirmou o ministro.
Com a presença de diversas universidades do Estado, empresas e órgãos públicos, o seminário foi uma iniciativa do próprio João Derly, que integra a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados. Além do ministro Aldo Rebelo, também fizeram parte da mesa de abertura o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Renato de Oliveira, a secretária municipal de Inovação de Porto Alegre, Maria Fernanda Bermúdez, e o deputado estadual Adão Villaverde (PT), representando a Assembleia Legislativa.
Publicidade