Um longo trajeto será percorrido por um grupo dos Cavaleiros da Integração que sairá de Santa Cruz do Sul na manhã desta quinta-feira, 13, para buscar a Chama Crioula. O destino será Chuí, no extremo Sul do Estado, onde, no próximo dia 15, ocorrerá o acendimento oficial da centelha, que será distribuída para 30 Regiões Tradicionalistas.
Conforme o coordenador da entidade local, Paulo José da Rocha Machado, 12 cavaleiros participarão da cavalgada. Além deles, outras seis pessoas viajarão em dois carros, um ônibus e dois caminhões, para apoiar o grupo, que passará por nove municípios gaúchos, em um total de 627 quilômetros.
Na bagagem, apenas o necessário. “Levamos alimentos de fácil preparação, roupas, medicamentos e objetos essenciais. Não temos o mesmo conforto de quando estamos parados”. A previsão de mau tempo nas próximas semanas não assusta o tradicionalista. “Todo pessoal que sai sabe que vai enfrentar chuva e outras adversidades”, comenta.
Publicidade
Para Machado, um dos desafios é manter o grupo unido durante todo o percurso. “É preciso ter controle emocional, disciplina e bom senso ao participar da cavalgada. Não é fácil deixar a família e o emprego por todos esses dias. Os problemas não deixam de acontecer quando o pessoal está longe e, muitas vezes, eles são resolvidos pelo telefone mesmo”.
Apesar de considerar um passeio, o coordenador dos Cavaleiros da Integração lembra que o grupo tem responsabilidades. “Durante a viagem, representamos Santa Cruz, o Estado e as entidades tradicionalistas. Por isso, também, acho tão necessário manter os costumes e as tradições, deixando um rastro de camaradagem por onde passarmos”, salienta.
De acordo com Paulo, com a saída às 8 horas desta quinta, os cavaleiros pretendem chegar em Chuí durante a noite. Apenas no dia 16, domingo, iniciarão a cavalgada até Santa Vitória do Palmar, onde farão uma parada para descanso. Depois, ainda passarão por Rio Grande, Arroio Grande, Pedro Osório, Cerrito, Canguçu, Encruzilhada do Sul, Pantano Grande e Rio Pardo, até a chegada ao Parque de Eventos, em Santa Cruz do Sul, prevista para o dia 3 de setembro.
Publicidade
“Em outros anos, costumávamos retornar ao município mais próximo da data de abertura da Semana Farroupilha. Este ano, porém, como o grupo queria participar da solenidade de acendimento e a distância entre o local que vai acontecer é maior, vamos chegar em Santa Cruz bem mais cedo. Então, até o dia 12 de setembro, a Chama Crioula ficará guardada por tradicionalistas no Parque de Eventos. Na manhã do dia 12, os Cavaleiros da Integração levarão a centelha ao Parque da Oktoberfest, onde será aberta a Semana Farroupilha”, contou Machado.