No plenário da Câmara Municipal de Vereadores, comissão organizadora, patrocinadores, apoiadores e convidados participaram no início da noite desta quinta-feira, 06, do lançamento oficial da 16ª Feira do Livro de Venâncio Aires. Além da divulgação da programação que acontece entre 9 e 13 de setembro de 2015, no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir, um recital de poesias com a escritora Marli Silveira destacou um pouco da obra literária de Luiz Coronel, patrono do evento.
Com o tema “Gaúchos e sua Cultura”, a Feira do Livro é uma realização do SESC e Prefeitura Municipal, com patrocínio da Unisc, Jornal Folha do Mate e dezenas de entidades parceiras. Ampliada em um dia, a programação terá foco em autores gaúchos e espetáculos teatrais que traduzem contos e clássicos da literatura do Rio Grande do Sul. Além do patrono Luiz Coronel, que confirma presença na abertura do evento, dia 9 de setembro, Marô Barbieri e Paulo Bocca são outros dois autores de expressão no cenário regional que estarão na feira. O cantor e compositor tradicionalista, Marcelo Caminha, será a atração em um show para a família venâncio-airense na noite de sábado, 12.
Durante o lançamento da programação, a gerente local do SESC, Diane Lacerda Araújo, agradeceu a participação dos parceiros que, a cada ano, contribuem para o crescimento do evento. Diane destacou a temática da feira e o interesse de levar ao debate todas as formas de cultura do gaúcho e não apenas o tradicionalismo. A organizadora destacou a importância da leitura para a construção de uma sociedade mais crítica e finalizou com a citação: “Alguns livros deveriam vir com um aviso de perigo na sua capa. Do tipo, cuidado, um livro pode mudar a sua vida”.
Publicidade
Já o prefeito Airton Artus lamentou a falta de debate em torno da educação, da literatura e da cultura. No sétimo ano de mandato, ele disse que gostaria de ter feito mais pelo tema, apesar de Venâncio Aires ter sido reconhecida pelo Tribunal de Contas como a cidade que mais investiu em livros no Estado. O prefeito espera que a Feira do Livro aconteça como um bálsamo diante da crise economia e política, destacando à população que a leitura pode ser caminho para construção da cidadania e lazer de qualidade.
Após os pronunciamentos que lançaram a programação oficial, a professora, escritora, mestre em filosofia contemporânea, Marli Silveira, comandou recital de poesias ao lado de dois músicos. O recital teve como base a obra Poéticos, lançada recentemente por ela ao lado de Luiz Coronel.
Publicidade