Cerca de 30 pessoas já foram removidas de suas casas, em Vila Mariante, como medida preventiva ao aumento do nível das águas do Rio Taquari. A ação foi coordenada pela Defesa Civil de Venâncio Aires, capatazias de Mariante e Vila Estância Nova e Corpo de Bombeiros. As famílias, residentes na localidade de Travessa da Olaria, foram abrigadas em pavilhão de propriedade de Hamilton Pereira, já que o nível do rio, cuja média normal é de 1m60cm, apresentava nível de 12m70cm, em medição feita às 14h30min desta quarta-feira, 15.
Segundo informações da capatazia de Vila Mariante, a remoção preventiva se justifica pela iminência de que a água invada as casas destes moradores durante a madrugada. “Por experiência, sabemos que, quando o nível do rio Taquari para de subir em Estrela, significa que ainda teremos 10 horas de aumento do nível da água em Mariante”, depõe o servidor Mauro Luft. “Como durante a tarde o rio continuava subindo em Estrela, os indicativos são que estas casas serão alagadas ao longo da noite, num momento em que a remoção fica muito mais difícil”, explica.
A retirada das famílias ocorreu com máquinas e caminhões das capatazias locais, que estarão de plantão em Vila Mariante ao longo da noite, junto com o comando da Defesa Civil. As medições do nível do rio serão feitas de maneira periódica, para acompanhar a evolução da cheia.
Publicidade
PREJUÍZOS EM ESTRADAS
Conforme a capatazia de Mariante, a alta do rio Taquari já está bloqueando as estradas de acesso à Linha Itaipava das Flores, Linha Sertão (desvio da ERS-130, onde há uma ponte interditada), Linha Santa Mônica, Picada Mariante, Sanga Funda, Travessa Mariante, Picada Castelhano e trecho da ERS-130, próximo à Linha Chafariz. Nas imediações de Vila Palanque, também há bloqueios nas estradas que ligam Linha Herval até Linha Cerrito e Cruzeiro do Sul.
Mesmo com o tempo ainda instável, as primeiras obras de recuperação de estradas já estão em andamento. As capatazias da Secretaria Municipal da Agricultura estão orientadas a fazer limpezas em bueiros e valetas, que facilitem o escoamento da água empoçada. Também foram consertados bueiros em trechos problemáticos na Linha Santana e Vila Palanque. Já equipes da Secretaria Municipal da Infraestrutura e Serviços Públicos iniciam o conserto de uma ponte em Linha 17 de Junho e a limpeza da chamada Estrada Velha para Santa Cruz do Sul, em Linha Hansel.
Publicidade