A instalação de três novas réguas de medição do nível da água deverá ajudar a minimizar os efeitos das próximas enchentes nas áreas ribeirinhas ao Rio Pardinho, nos territórios de Santa Cruz do Sul e Sinimbu. A proposta tem o apoio da Defesa Civil e deverá ser viabilizada no decorrer do mês de junho.
O ex-vereador e líder comunitário de Rio Pardinho, Hardi Lúcio Panke, conduz a iniciativa. Segundo ele, o sistema seguirá os moldes do que existe no Rio Taquari e afluentes, na região de Lajeado e Estrela. As varetas serão instaladas em Sinimbu, junto à ponte de Rio Pequeno, na ponte de concreto de Rio Pardinho e em Santa Cruz, na Várzea (provavelmente perto da RSC-287). O ponto exato desta última será definido pela Defesa Civil, com apoio de professores da Univates, que vão orientar o trabalho, pois já possuem a experiência do Vale do Taquari.
Conforme Panke, as réguas são numeradas e, de acordo com o nível que a água atinge em Sinimbu, será possível prever, de forma precisa, o tamanho da enchente na região da várzea com seis horas de antecedência.
Publicidade