Conforme as obras avançam na RSC-287, as operações da equipe que toca o trabalho se tornam mais complexas, e por vezes, curiosas para a comunidade. A partir da próxima semana, conforme o chefe do time que atua em Santa Cruz do Sul desde meados de fevereiro, uma nova etapa deve chamar muita atenção de quem mora nas redondezas e trafega pelo trecho em remodelação. Está previsto para terça-feira o primeiro teste de desmonte com detonação controlada nas rochas às margens da rodovia.
“Essa operação visa iniciar esta atividade, mas também perceber como será o impacto das detonações na rotina e nos arredores”, explica o engenheiro Lucas Köhler, do consórcio Ebrax-Iccila, responsável pelas obras em Santa Cruz do Sul. Apesar da atividade que envolve explosivos e muito planejamento, Köhler afirma que não haverá risco para a população. “Temos todas as licenças e estamos tomando todas as medidas de segurança necessária. São desmontes com detonação controlada”, acrescenta.
O planejamento ainda não está finalizado, mas a expectativa é que a rodovia fique completamente bloqueada por pelo menos uma hora no local durante a operação, que ainda não tem hora definida.
Publicidade