A diretoria e os membros do Conselho Municipal da Diversidade Sexual (Comdise), de Santa Cruz do Sul, tomaram posse na manhã desta quinta-feira, 23, durante cerimônia no Salão Nobre da Prefeitura. Assumiu como presidente do órgão, Rubem Quintana, como vice-presidente Eduardo Saraiva e como secretária-geral Mirela Hoeltz. Além da diretoria, eleita em março deste ano, integram o órgão como conselheiros titulares e suplentes, representantes do Poder Público Municipal – secretarias de Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação, de Educação e Cultura, de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte, e de Saúde -, da 6ª CRE e do segmento lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT`s).
Criado pela Lei 6.942, de 25 de fevereiro de 2014, o Comdise tem a finalidade de propor, no âmbito municipal, políticas de antidiscriminação e reconhecimento da diversidade sexual. O órgão visa combater a discriminação e o preconceito, bem como garantir todos os direitos previstos na Constituição Federal, nos aspectos econômico, financeiro, social, político, religioso e cultural, ampliando o processo de controle social sobre políticas públicas para o segmento LGBT`s.
Ao se pronunciar, Quintana afirmou que o momento é histórico para Santa Cruz e que a criação do conselho é resultado de anos de luta pela defesa dos direitos dos homossexuais. “Há quatro anos nos propusemos a abrir o diálogo com todos os segmentos da sociedade, através da criação de uma ONG. Deu certo e o resultado hoje está aqui”, disse. Ele fez questão de ressaltar a contribuição do governo municipal e disse que ainda há um longo caminho rumo ao fim da discriminação.
Publicidade
Já a vice-prefeita e secretária municipal de Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação, Helena Hermany, se disse feliz pela oportunidade de dar posse aos membros do Comdise. “Conheço bem esta luta, sei da garra e da determinação das pessoas que hoje estão aqui abraçando esta causa. Estamos fazendo o que dissemos que faríamos, um governo para todos, essa sempre foi a nossa bandeira”.