Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Encruzilhada do Sul

Comissão vai analisar o transporte universitário no município

O transporte dos universitários que residem em Encruzilhada do Sul e que se deslocam para as instituições localizadas em Santa Cruz do Sul e Cachoeira do Sul será analisado por uma comissão. O grupo é formado por representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores e Centro dos Estudantes Universitários de Encruzilhada do Sul (CEUE). A decisão foi tomada durante encontro realizado no Centro Administrativo Municipal, quando a prefeita Laíse de Souza Krusser, acompanhada por secretários, recebeu os representantes dos estudantes e do Legislativo encruzilhadense. O encontro foi motivado pela suspensão do repasse de auxílio financeiro feito pelo Executivo aos universitários, o que acabou majorando a passagem diária de R$ 15,00 para R$ 23,00.

Em sua manifestação, a prefeita citou os três fatores que levaram o Município a suspender o repasse. O principal motivo, afirma, é a grave crise econômica enfrentada pelo País, cujos reflexos negativos já se fazem sentir nos Estados e municípios. Os repasses oriundos da União e governo gaúcho, e que se constituem como maior percentual da receita municipal, vêm tendo redução expressiva nos últimos meses, sem perspectiva imediata de alteração neste quadro. A situação obrigou o Executivo local a cortar investimentos em vários setores, incluindo o repasse aos universitários.

Outro aspecto referido pela prefeita é a questão da legalidade, ou seja, a Prefeitura deve obrigatoriamente investir seus recursos no ensino fundamental. Além das ações que já são rotineiras nesta área do ensino, novos investimentos são necessários para o atendimento de crianças a partir dos 4 anos de idade. A prefeita ainda fez referência aos recursos do Passe Livre, disponibilizado pelo governo do Estado e destinado inclusive aos universitários, também como aspecto que inibe o repasse municipal. “Pela legislação, o Município está impedido de destinar recursos financeiros a uma mesma finalidade já beneficiada por outra fonte”, justifica. Laíse ainda sugeriu ao CEUE que a entidade busque desenvolver ações no sentido de buscar alternativas que possam reduzir os custos das viagens a Santa Cruz e Cachoeira.

Publicidade

Ao final da reunião foi criada a comissão, com o objetivo de seguir tratando sobre o tema do transporte universitário. Pela Prefeitura participam o procurador do município, André Luiz Kipper; secretária da Fazenda, Rejane Aparecida Machado, e secretário geral de Governo, Alaur Soares. Pela Câmara de Vereadores os integrantes serão Marco Antonio Grandini, Isabel Freitas e Carlos Alberto Lopes Prestes. Já como representantes dos estudantes estarão Cândida Silveira, Paulo Renato Morais, Gilson Soares, Mauro Fernandes de Freitas e Jocelaine Freitas Lima.

BRASÍLIA

A prefeita voltará a se reunir com os estudantes após sua participação na 18ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, entre os dias 25 e 28 de maio, na Capital Federal. Na oportunidade, chefes de governo de cidades de todo o País, em evento organizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), cobrarão a recuperação das finanças dos municípios, manutenção e mesmo a ampliação dos repasses federais.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.