Empossados no dia 9 de fevereiro, os 15 novos guardas municipais de Santa Cruz do Sul iniciarão na primeira semana de março, o curso de capacitação exigido pelo cargo. A formação será gerida pelo Centro de Educação Profissional da Unisc (Cepru), e ocorrerá nas dependências da própria universidade. Ao todo, serão 536 horas, com aulas manhã e tarde durante 14 semanas, conforme matriz curricular nacional estabelecida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.
“Os objetivos gerais do curso visam qualificar a atuação das Guardas Municipais na criação e aperfeiçoamento de padrões comuns nacionais de organização, gestão e atuação, destacando o papel do município no Sistema Único de Segurança Pública, assim como fortalecer a cidadania e a relação entre os guardas e a sociedade”, explica a coordenadora geral do Cepru/Unisc, professora Luci Elaine Krämer.
Na manhã de sexta-feira, 13, o secretário de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte, Henrique Hermany, e o coordenador do Departamento de Segurança e Cidadania, José Joaquim Barbosa, receberam a professora Luci Krämer e a coordenadora pedagógica do Cepru/Unisc, Cristiane Iserhard Machado, para detalhar algumas questões sobre o curso.
Publicidade
“O fato desta qualificação se dar em um ambiente acadêmico valoriza a formação, pois além da qualidade do ensino da universidade, os profissionais terão à disposição toda a estrutura da Unisc. Quem sai ganhando é a comunidade, que receberá guardas municipais altamente capacitados para o exercício das suas atribuições”, destacou Hermany. Além deste primeiro módulo teórico, os guardas ainda passarão por formação prática e um treinamento específico da Guarda Municipal para a operação das câmeras de videomonitoramento e conhecimento dos próprios municipais.