Na última semana, 300 livros infantis foram distribuídos para as escolas Felipe Becker, Imaculada Conceição e Dom Pedro II de Santa Cruz do Sul. As obras fazem parte do “Estante de Histórias”, projeto desenvolvido pela VR Projetos Culturais e Sociais e que integra a iniciativa de incentivo à leitura “Abre Aspas”, promovida pela Alliance One e pela China Brasil Tabacos. Nesta quinta-feira, 15, às 13h30, ocorreu uma oficina sobre contação de histórias para professores e bibliotecários das instituições, ministrada pela escritora Marô Barbieri, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação.
Apoiado pelas tabacaleiras desde 2016, o projeto já beneficiou mais de 5 mil alunos de 28 escolas dos três estados do Sul, sempre em regiões de atuação das empresas. Em Santa Cruz, as escolas municipais de ensino Rio Branco, Cardeal Leme e Christiano Smidt foram contempladas no ano passado. “A ideia é que os móveis sejam utilizados como peça de apoio para o trabalho dos profissionais da educação com as crianças”, destaca Daiane Aguirres, técnica administrativa de Responsabilidade Social da Alliance One.
Cada estante contém 100 livros infantis e diferentes adereços para facilitar a contação de histórias em sala de aula, além de cartilhas de atividades para professores e alunos. O móvel também pode ser utilizado para armazenar outros livros, pois comporta até 600 exemplares, além de materiais de atividades cotidianas.
Publicidade
Com o objetivo de promover a leitura entre os jovens, os livros são selecionados por profissionais da área de educação. “Para formar leitores e estimular o hábito entre as crianças, que cada vez mais estão sendo conquistadas pelos novos estímulos virtuais, é preciso dar acesso à literatura infantil de qualidade”, reforça a diretora da VR Projetos, Vera Shida.
Abre Aspas
Desde sua fundação, dando continuidade ao trabalho iniciado por suas antecessoras, a Alliance One e a China Brasil Tabacos desenvolvem uma série de projetos nos estados da Região Sul, com foco na educação e na erradicação do trabalho infantil. Acreditando no poder transformador da leitura na compreensão do mundo, para conhecer a diversidade e exercitar a empatia, para ampliar a cultura, além de desenvolver uma consciência reflexiva e cidadã, as empresas desenvolvem o Programa “Abre Aspas”, que reúne iniciativas para estimular e facilitar o acesso à leitura.
Publicidade