O primeiro dia de funcionamento da Farmácia Três Coqueiros, na Avenida Castelo Branco, já mostrou que a alternativa agradou santa-cruzenses que residem na Zona Sul. Quem passou neste sábado, 3, no antigo módulo da Brigada Militar, comentou a facilidade por ter atendimento não só durante os dias úteis. Isso porque, na nova unidade, a comunidade pode retirar os remédios de segunda a sexta-feira, do meio-dia às 18 horas e, aos sábados – de forma inédita -, das 8 às 13 horas. Outro quesito comemorado foi a localização da unidade, definida de forma estratégica, tendo em vista que atenderá principalmente moradores dos bairros Arroio Grande, Ana Nery, Aliança, Esmeralda, Castelo Branco, Santo Antônio, São João e Progresso.
José Eli Stein, servente de pedreiro, foi uma das primeiras pessoas atendidas na nova farmácia e considerou a iniciativa positiva. “Eu estava com tosse e fui ao posto de saúde. De lá, saí com uma receita médica em mãos e vim direto aqui na Farmácia Três Coqueiros, que fica perto de casa. O melhor é que abre aos sábados. Para pessoas como eu, que trabalham e precisam manter os seus empregos, é ótimo porque não precisa faltar para pegar o remédio.”
Para o morador do Bairro Dona Carlota, Jonathan da Rosa, o aproveitamento do local, que estava sem uso, para oferecer atendimento à população foi uma grande ideia. “Algumas pessoas não têm como se deslocar até o Centro para pegar remédios e, agora, pode vir aqui, pertinho. A gente passava aqui na frente e via esse lugar sem ser aproveitado. Achei muito bom que usaram para farmácia, isso vai favorecer a todos”, comemora.
Publicidade
O secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, ressalta a expectativa para um volume de atendimentos significativo no novo espaço e atenta para o que mais importa: as pessoas. “Estamos aumentando a assistência farmacêutica no município. Estamos pensando nas pessoas, na saúde delas. Evitando que se desloquem desnecessariamente e, ainda, possibilitando que gastem o seu dinheiro com o que realmente importa para elas. Por tudo isso, com certeza, a comunidade santa-cruzense comemora. A Farmácia Três Coqueiros já é um sucesso”, destaca.
A unidade conta com um guichê de acolhimento, dois guichês de atendimento e uma sala de consultas e orientações. Um farmacêutico é disponibilizado para prestar recomendações a quem necessitar. Foram investidos cerca de R$ 12 mil na reforma do prédio, que incluiu melhorias nas redes elétrica e hidráulica, internet e acessibilidade. A Prefeitura não teve custos com mobiliários, já que foram remanejados de outros departamentos, nem com contratação de profissionais, que foram apenas realocados da rede de Saúde. Neste primeiro dia de funcionamento, foram atendidas cerca de 20 pessoas, com 20 medicações dispensadas.
Facilidade de acesso
Publicidade
Mais de 35 mil pessoas que moram na Zona Sul serão beneficiadas pela instalação da Farmácia Três Coqueiros. A unidade também facilitará o acesso a medicamentos para pacientes oncológicos atendidos pelo SUS no Hospital Ana Nery, usuários do Programa Portas Abertas, que funciona aos sábados pela manhã na ESF Faxinal, pacientes da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Esmeralda, do Hospitalzinho e do Pronto-Atendimento do Hospital Santa Cruz.
Todos os medicamentos da lista do Município, que hoje são encontrados na Farmácia Central, também poderão ser retirados gratuitamente na unidade Três Coqueiros. Atualmente, mais de 200 tipos fazem parte da relação. Segundo a coordenadora da Assistência Farmacêutica, da Secretaria Municipal de Saúde, Daiana Trevisan, os critérios para retirada de remédios serão os mesmos da farmácia do Centro. O paciente deve ter sido atendido pelo SUS, precisa ter receita do SUS e é necessário apresentar Cartão SUS atualizado e documento de identificação de quem está retirando os remédios.
Publicidade