Como parte integrante do processo de aprendizagem, a prática esportiva é uma grande aliada no desenvolvimento das habilidades dos estudantes. Neste contexto, a Rede Sinodal de Educação, realiza anualmente, uma Olimpíada Nacional, com a participação de estudantes de toda a Região Sul do Brasil. A 55ª Olimpíada Rede Sinodal de Educação (Onase) acontece em Santa Cruz do Sul, de 25 a 27 de setembro. Com organização do Colégio Mauá, o evento tem a expectativa de reunir mais de 600 estudantes. “É uma grande alegria sediar este evento, que deve movimentar Santa Cruz do Sul durante três dias”, destaca o diretor geral, Nestor Raschen.
Conforme um dos coordenadores do evento, o professor do Colégio Mauá Rafael Fetter, a expectativa é reunir cerca de 680 estudantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. “Estamos em fase de classificatórias, mas já podemos ter uma noção de como será o evento”, ressalta. Até o momento são 17 escolas confirmadas, provenientes de 16 municípios dos três Estados do Sul do Brasil. As modalidades disputadas pelos alunos, nesta edição, serão o voleibol e basquete, com jogos disputados nos ginásios do educandário, no Esporte Clube União Corinthians, no Ginásio Poliesportivo do Parque da Oktoberfest, e na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Abertura
Publicidade
Um grande público também é aguardado para a solenidade de abertura, que acontece no dia 25 de setembro, às 20 horas, no Ginásio Poliesportivo. Até a sexta-feira, 27 de setembro, o grande campeão da olímpiada será conhecido. “Com a realização da Onase damos início às comemorações dos 150 anos do Colégio Mauá”, frisa Raschen. Em 2018, nas disputas de atletismo e xadrez realizadas em Teutônia, o educandário santa-cruzense conquistou o tricampeonato da competição.