A importância da amamentação estará em pauta entre os dias 1º e 7 de agosto, quando acontece a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Em Santa Cruz do Sul, diversas atividades serão realizadas pela prefeitura nas unidades de saúde, envolvendo profissionais e usuários dos serviços.
Com o slogan Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro!, o objetivo da semana é incluir todos os tipos de pais da sociedade atual, ultrapassando barreiras de gênero e mostrando que o sucesso da iniciativa depende de toda uma rede de apoio e não exclusivamente da mãe.
Nesta quinta-feira, dia 1º, nas Estratégias de Saúde da Família Cristal Harmonia e Viver Bem, uma dinâmica sobre mitos e verdades relacionados à amamentação será realizada com o grupo de pais e gestantes. E durante a semana, o tema será tratado com os usuários da unidade em diversos momentos na sala de espera.
Publicidade
Já na sexta-feira, dia 2, a mesma dinâmica terá como alvo a população das Estratégias de Saúde da Família Arroio Grande I e II. Além dessa atividade, a partir das 13h30min, os usuários poderão participar de uma roda de conversa. Na mesma data, na UBS Avenida, durante todo o dia, na sala de espera, gestantes que estiverem aguardando para consulta pré-natal terão a oportunidade de receber orientações sobre a importância do aleitamento materno.
A culminância das atividades será na próxima quarta-feira, 7 de agosto, quando está prevista a hora do mamaço na zona sul, a partir das 14 horas, na Academia de Saúde ao lado da ESF Cristal Harmonia. De acordo com a programação, estão incluídas orientações individuais e coletivas, sorteios de brindes e o momento mundialmente conhecido como “mamaço”, no qual as mães se reúnem para amamentar, enquanto compartilham experiências.
Segundo a diretora de Ações e Programas da Secretaria Municipal de Saúde, Clarissa Gohlke, a Semana Mundial do Aleitamento Materno é o momento oportuno para que a sociedade entenda os benefícios da amamentação no que diz respeito ao aspecto nutricional e também na construção de vínculos afetivos entre a mãe e o bebê. “Em tempos de empoderamento feminino, a mulher deve lutar pelo seu direito de amamentar e, a principal arma que ela deve usar, é a informação, por que só a informação dá a base para que se possa compreender os benefícios de um ato tão simples, mas que tanta repercussão gera na vida física e emocional do ser em formação”, destacou.
Publicidade
O mamaço na zona sul é uma parceria entre diversos programas e serviços da Secretaria Municipal de Saúde (SEE), como o Primeira Infância Melhor (PIM), Programa Bem-Me-Quer, Centro Materno Infantil (Cemai) e Estratégias de Saúde da Família Glória, Cristal Harmonia e Viver Bem.
A Semana Mundial do Aleitamento Materno é um movimento estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) desde 1992. No Brasil, a divulgação e coordenação das ações estão a cargo do Ministério da Saúde desde 1989, juntamente com as parcerias estabelecidas com secretarias municipais e estaduais de saúde, Rede Brasileira de Banco de Leite Humano (RBLH), Rede Internacional de Ação para Alimentos para Bebês (IBFAN), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dentre outros.
Publicidade