Que agosto é um mês atípico, já se sabe. Agora, em 2019, o período vai desafiar a saúde e a paciência dos moradores de Santa Cruz do Sul e região, já nos primeiros dias: entre 1º e 3, os termômetros vão de 29 a 4 graus, com calor atípico e frio intenso.
A previsão não é animadora para quem tem a imunidade fraca – que vai precisar reforçar os cuidados. Nesta quinta-feira, conforme o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), os termômetros devem marcar 29 graus em Santa Cruz, com pancadas de chuva a partir da tarde.
Na sexta, apenas um dia depois do calor, haverá uma queda radical de temperatura e o ingresso de um ar muito frio, conforme a MetSul Meteorologia. Em algumas partes do Rio Grande do Sul o fenômeno pode ocasionar, inclusive, em neve.
Publicidade
No Vale do Rio Pardo, no entanto, a neve passa longe e chega somente o frio. Segundo o Cptec, a mínima já cai para 7 graus na sexta-feira e para 4 graus no sábado. A chuva que deve ter início nesta quinta permanece na sexta, mas apenas pela manhã.
A grande variação, em tão pouco tempo, é diferente do mesmo período do ano passado, quando a Estação Meteorológica da Gazeta Grupo de Comunicações registrou a mínima de 6 graus e a máxima de 21,5 entre o dia 1º e 5 de agosto. Neste aspecto, 2018 foi menos extravagante tanto no frio quanto no calor.
LEIA MAIS: Expectativa de chuva mantém região em alerta
Publicidade
Previsão para os próximos dias*:
Quinta-feira, 1º: mínima de 11 graus, máxima de 29 graus, pancadas de chuva a partir da tarde
Sexta-feira, 2: mínima de 7 graus, máxima de 14 graus, chuva pela manhã
Sábado, 3: mínima de 4 graus, máxima de 14 graus, tempo nublado
Domingo, 4: mínima de 4 graus, máxima de 17 graus, tempo nublado
Segunda-feira, 5: mínima de 5 graus, máxima de 19 graus, sol
*Dados obtidos no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), às 8h30 desta quarta-feira, 31.
Publicidade