Com o objetivo de formar facilitadores de Círculos de Justiça Restaurativa e de Construção de Paz, a Escola Superior da Magistratura da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) realiza um curso em Santa Cruz do Sul, de 10 a 13 de junho. As incrições, apenas pelo site, se encerram nesta quinta-feira, com vagas limitadas a 25 alunos por turma. A atividade irá preparar os participantes para atuar na prevenção e na transformação de conflitos e sensibilizar as lideranças de organizações governamentais e não governamentais para a utilização dos processos circulares nos respectivos espaços institucionais, comunitários ou acadêmicos com vistas à transformação de conflitos.
O curso de Facilitador em Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz Situações Conflitivas será organizado com base nos processos circulares, auxiliando na criação de um espaço de fala e a escuta qualificadas e prevenindo dificuldades em relacionamentos e resoluções de conflitos interpessoais. Com aulas práticas, o intuito é favorecer o pertencimento e a auto responsabilização, fortalecendo o senso de comunidade e a cultura de paz. A carga horária será de 32 horas/aula, das 9 às 18 horas, no Cejusc, localizado na Rua Ernesto Alves, 945, 6º andar, sala 611.
Os Círculos de Justiça Restaurativa e de Construção de Paz são processos de diálogo que permitem a identificação e a compreensão das causas e necessidades subjacentes ao conflito e a busca da sua transformação em atmosfera de segurança e respeito. O método, estruturado com base nos princípios e valores das práticas restaurativas e da cultura da paz, pode ser utilizado nos mais variados espaços de convivência social. Ajuda crianças, adolescentes, jovens e adultos a se conectar entre si, melhorar a comunicação e transformar conflitos em ações criativas e positivas.
Publicidade
No curso, os participantes serão apresentados aos princípios e valores fundamentais aos processos circulares e a uma abordagem transformativa dos conflitos, bem como aos elementos estruturais necessários ao planejamento e à condução de círculos, tendo como principal ferramenta didática a vivência do processo circular. O público-alvo são profissionais, acadêmicos e lideranças da Justiça, Educação, Assistência Social, Segurança, Saúde e áreas afins; operadores da rede de atenção à criança e ao adolescente; lideranças comunitárias; gestores e servidores de organizações governamentais e não governamentais. Contato para informações pelo telefone (51) 3711 2171, ramais 1608 e 1609.
Serviço
Carga-horária: 32 horas-aula
Período de realização: de 10 a 13 de junho de 2019
Horário: das 9 às 18 horas
Local: Cejusc Santa Cruz do Sul – Rua Ernesto Alves, 945, 6º andar, sala 611 – Santa Cruz do Sul, RS
Investimento: à vista: R$ 503,00
Parcelado: Em 12x de R$ 49,90 no cartão de crédito via PayPal (o pagamento parcelado com cartão de crédito na sede da Escola deverá ser feito em até 48 horas após a inscrição no site).
(A matrícula realizada por meio de boleto bancário só será confirmada após o seu pagamento).
Inscrições: até dia 6 de junho de 2019, ou enquanto houver vagas, clicando aqui. Vagas Limitadas a 25 alunos por turma.
Certificado: será fornecido certificado aos participantes com presença igual ou superior a 75%. Recomenda-se frequência de 100%, em razão da natureza da formação.
Publicidade