A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul aprovou nesta segunda-feira, 3, o projeto de lei que prevê a criação do Programa Municipal de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) no município. A proposta, que é de autoria do vereador Hildo Ney Caspary (Progressistas), agora deve ser sancionado pelo prefeito Telmo Kist.
O objetivo do programa será promover ações educativas sobre AVC, realizar campanhas de prevenção sobre os diferentes tipos da doença e promover orientação técnica para pessoas suscetíveis a risco. “É com esse intuito que apresentamos o projeto que visa conscientizar a população sobre os riscos desta doença e como se informar dos meios para combatê-la. Trata-se de matéria relevante e de grande interesse público”, cita Caspary.
Conforme a Agência Brasil, através de dados apresentados por meio do Ministério da Saúde, apenas em 2015, 100.520 pessoas morreram em decorrência da doença. Do total, 4.592 mortes foram de pessoas com menos de 45 anos, de acordo com os últimos dados catalogados pelo Ministério da Saúde, que registrou no mesmo ano, 212.047 internações relacionadas ao AVC, que pode ser provocado por obstrução de artéria ou mesmo rompimento de vasos sanguíneos.
Publicidade