Uma atividade lúdica e divertida foi desenvolvida junto às equipes assistenciais do Hospital Santa Cruz (HSC) com o intuito de refletir sobre o tema segurança do paciente. A ação também foi alusiva ao Dia do Enfermeiro, celebrado em 12 de maio, e ao Dia do Técnico de Enfermagem, em 20 de maio. A iniciativa foi uma parceria entre o Serviço de Educação Permanente (SEP), a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e o Núcleo Interno de Gerenciamento de Risco e Segurança do Paciente (Nigersp) da Instituição.
O principal objetivo desta atividade multifuncional foi inserir todos os profissionais nas ações de segurança da Instituição, usando como metodologia um jogo lúdico sobre prevenção dos possíveis eventos que geram dano ao paciente durante o processo de internação. Foi um momento de educação com muita descontração e interação entre os participantes.
Publicidade
Os enfermeiros membros do Nigersp aplicaram o jogo em cada estação de trabalho, possibilitando a participação de todos os membros da equipe de enfermagem. Ao término da atividade foi entregue um frasco de álcool gel reiterando os cinco momentos da higienização das mãos que são fundamentais para o controle de infecções relacionadas à saúde, sendo esta uma das metas da segurança do paciente preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).