Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

RELIGIÃO

Programação celebra São Jorge neste fim de semana em Santa Cruz

Foto: Rafaelly Machado

Em 23 de abril, católicos e umbandistas celebram o dia de um dos santos mais populares, São Jorge. Nos terreiros ele é chamado de Ogum, o santo guerreiro, que protege as pessoas ligadas à segurança, como policiais civis, militares e soldados. Para comemorar a data, diversas ações ocorrerão neste fim de semana em Santa Cruz do Sul, promovidas pelo Templo de Umbanda Pai Ogum Beira-Mar e Mãe Oxum, do Bairro Esmeralda.

A primeira delas será na sexta-feira, com a alvorada festiva às 6 horas, na sede da entidade. Durante o dia, além de orações, às 10 horas haverá a entrega de marmitas de feijoada a pessoas carentes. A expectativa é distribuir mil marmitas – 400 a mais que no ano anterior. Além disso, serão doadas cestas básicas a famílias que residem nos Bairros Bom Jesus, Beckencamp, Santuário e outros.

LEIA TAMBÉM: Pastor Márcio está de partida para a Alemanha

Publicidade

No sábado acontece o ponto alto da programação. Às 10 horas tem início a tradicional Carreata de São Jorge Guerreiro, que está em sua 20ª edição. Em respeito às determinações para evitar a Covid-19, algumas alterações tiveram que ser feitas no formato do evento, assim como ocorreu no ano passado.

“A carreata deste ano tem como propósito rogar a São Jorge para que ele interceda pela saúde da comunidade. Pedimos a todos que irão participar para que se mantenham nos seus veículos, com máscara de proteção, e tomem todos os cuidados para evitar a disseminação do vírus. Não teremos o caminhão que tradicionalmente conduz as baianas, para evitar aglomerações”, explica o babalorixá Pai Antônio de Ogum.

LEIA TAMBÉM: Romaria da Terra é transferida para 2022 por causa da pandemia

Publicidade

Os organizadores esperam centenas de fiéis para acompanhar a homenagem, que vai sair do templo, localizado na Rua Cambará, 530, no Bairro Esmeralda, e seguirá pela Avenida Euclydes Kliemann, Rua Carlos Swarowski e Avenida Castelo Branco, no Distrito Industrial. Já no Bairro Ana Nery, a carreata vai reingressar na Avenida Euclydes Kliemann e seguirá até a Rua Marechal Floriano, no Centro.

Dali, o cortejo vai se deslocar em direção à Avenida João Pessoa e fará o retorno, ingressando na Rua Tenente Coronel Brito até a Rua Capitão Fernando Tatsch, reingressando na Floriano até a Euclydes Kliemann, retornando pela Castelo Branco na direção do templo. O cortejo contará com a imagem – transportada no alto do caminhão do Corpo de Bombeiros – e carros de passeio.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: Cristo esculpido de 43 metros é o assunto dos Vales

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.