A Secretaria de Saúde de Candelária fez o lançamento durante a semana do trabalho de distribuição de caixas de papelão onde os pacientes diabéticos cadastrados, usuários de insulina do interior do município, poderão depositar os dejetos oriundos das lancetas, fitas e seringas recebidas pela farmácia. O material é recolhido por empresa especializada. Dessa forma, o cidadão vai receber a caixa e prestar conta dela, uma vez que o seu nome está cadastrado na secretaria.
A Secretaria de Saúde realizou há alguns anos uma pesquisa com pacientes diabéticos, questionando sobre como descartavam as seringas, fitas e lancetas de uso diário. No levantamento, houve a constatação de que os usuários faziam o descarte em lixo normal, queimavam ou enterravam o material. Com isso, começou um trabalho de conscientização.
As pessoas passaram a acumular o produto em garrafas pet para entrega à secretaria, para fazer o repasse à empresa especializada no recolhimento. Mas a colaboração voltou a cair e, diante disso, o setor criou a caixa de papelão para dar o destino correto ao material e com segurança.
LEIA MAIS: Estudo da Prefeitura indica cinco rotas turísticas em Candelária
Publicidade