O Município de Sinimbu divulgou na quinta-feira mais um projeto que faz parte do Programa de Uso Sustentável do Solo e da Água, para marcar o Dia Nacional da Conservação do Solo. As atividades tiveram como objetivo mostrar e avaliar a recuperação do solo em determinada lavoura, por meio de ações específicas de preservação, cultivo e diferentes formas de manejo de solo, implantando também a rotação de culturas.
Por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura, Emater e UTC Brasil, uma Unidade de Referência Técnica (URT) está sendo montada em Rio Pequeno, junto à propriedade do agricultor Charles Waechter. A lavoura experimental de cerca de 3 hectares contará com o cultivo de milho, tabaco, feijão e outras culturas, seguindo técnicas de conservação do solo e água, repassadas pela Emater, Secretaria de Agricultura e UTC Brasil, por meio do orientador Felipe Weigel.
O chefe do escritório da Emater de Sinimbu, Luis Fernando Marion, disse que o objetivo da implantação da URT é a realização de técnicas diferenciadas na propriedade e posterior apresentação delas durante dias de campo para os demais produtores interessados no assunto. “Queremos mostrar que é possível desenvolver uma agricultura de qualidade preservando o solo e a água, com a utilização de equipamentos simples. Nessa URT teremos a preservação das fontes de água por meio das curvas de nível e, consequentemente, iremos aumentar a produtividade da lavoura, garantindo a sustentabilidade da propriedade”, explica Marion.
Publicidade
A lavoura experimental terá acompanhamento durante quatro ou cinco anos e os resultados poderão ser analisados durante todo este período. Para o secretário de Agricultura de Sinimbu, Félix Weis, a implantação de uma URT em Rio Pequeno significa a continuidade do Programa Municipal de Uso Sustentável do Solo e da Água. “Sinimbu foi pioneiro na região ao criar este programa. Nosso objetivo é dar continuidade a estas ações e poder mostrar os resultados obtidos na propriedade da família Waechter, através de Dias de Campo e palestras técnicas”, afirmou.
A parceria com a Emater e a UTC Brasil é considerada fundamental na realização do projeto, pois além de servir como um experimento técnico, representa apoio ao agricultor e aumento da produtividade na lavoura. “É dessa forma que o programa conquista bons resultados, somando forças por intermédio da parceria entre Poder Público, empresas privadas e produtores rurais”, destaca Weis.
Saiba mais
O Programa Municipal de Uso Sustentável do Solo e da Água tem como objetivo corrigir a fertilidade do solo pelo subsídio na aquisição de corretivos e montagem de URTs, que servem de referência para o município e a região. Além de promover a correção do solo por meio do Programa de Recuperação de Solo, que consiste na aquisição de calcário ou composto orgânico, o Programa Municipal de Uso Sustentável do Solo e da Água prevê a utilização de sementes recuperadoras e a realização de dias de campo para multiplicar as informações com a população local e regional. Entre as ações do programa está também a proteção e recuperação de nascentes, com o Programa Berço das Águas. Mais de 30 nascentes já foram recuperadas, garantindo qualidade de vida para as famílias beneficiadas pelo programa.
LEIA MAIS: Conservação do solo gera efeitos positivos para toda a sociedade
Publicidade