O atacante Taison, de 33 anos, está de volta aos Internacional após 11 anos. O jogador foi anunciado oficialmente como reforço colorado na tarde desta sexta-feira, 16. Taison conseguiu a liberação antecipada do Shakhtar Donetsk na tarde da última quinta-feira. Como já tinha um acordo alinhavado com os gaúchos, assim que rescindiu o contrato, sacramentou o retorno ao clube do coração. O anúncio da saída da Ucrânia também veio nesta sexta.
Taison chega sem custos de transferência ao Beira-Rio e irá assinar contrato até a metade de 2023. O jogador deve vestir a camisa 10, que antes era de seu amigo Andrés D’Alessandro. O Inter vendeu o atleta em 2010 por 8 milhões de dólares ao Metalist. Taison ficou dois anos no time de Kharkiv até se transferir em 2013 para a equipe de Donetsk.
O Inter agora trabalha para regularizar o jogador. Mas o clube pode inscrever Taison na Libertadores antes mesmo da publicação do nome dele no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. Conforme o regulamento, o clube tem até 72 horas antes da estreia para enviar a lista com até 50 jogadores inscritos na Libertadores. Este prazo é até o sábado, já que a equipe faz o primeiro jogo na terça-feira, 20, às 19h15, na Bolívia, contra o Always Ready, no Estádio Hernando Siles, em La Paz.
Natural de Pelotas, o jogador sempre deixou claro o desejo de voltar a vestir a camiseta do time de coração. Taison foi promovido ao time principal colorado em 2008 e, com a camisa vermelha, conquistou o bicampeonato do Gauchão (2008 e 2009), a Copa Sul-Americana (2008), a Copa Suruga (2009) e a Libertadores (2010).
No principal time da Ucrânia, Taison ficou oito temporadas e tornou-se o principal jogador da equipe. Virou artilheiro, capitão e ajudou a conquistar seis títulos nacionais, cinco Copas da Ucrânia e mais quatro Supercopas. O jogador foi afastado do Shakhtar depois de discutir com o técnico português Luís Castro. Desde então, ele treinava com o time sub-21. O empresário do atleta revelou recentemente que o jogador e o Inter tinham um pré-contrato para que ele atuasse em Porto Alegre no segundo semestre. Com a decisão do clube ucraniano de rescindir com ele, os trâmites para o retorno foram acelerados.
Publicidade