Um grande número de pessoas esteve na Unisc nessas quinta e sexta-feira para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19. O destaque é a intensa participação de voluntários para auxiliar nesse trabalho que a Unisc realiza em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Atuaram na aplicação das vacinas acadêmicos de Enfermagem, Farmácia e Medicina, assim como integrantes da Clínica de Odontologia e enfermeiras da Unimed.
“Esse clima solidário para colaborar é extremamente importante e traz benefícios para muitos. Também essa disponibilidade dos estudantes para colaborar numa situação como essa demonstra o quanto a formação deles está sendo estimulada para que sejam inseridos nesse tipo de atividade, que terá sequência na próxima semana”, destacou a coordenadora técnica de Enfermagem do SIS, Vera Somavilla.
LEIA MAIS: Vacinação contra a Covid-19 continua nesta segunda-feira
Publicidade
“A gente sente a satisfação de muitas pessoas que, ao receberem a vacina, alegam ter tomado uma dose de esperança. Isso é muito satisfatório para elas e também para nós que participamos diretamente do processo”, salientou a acadêmica de Enfermagem, Kiara Almeida. “É um alívio, pois a gente está esperando isso há muito tempo, então é emocionante”, disse o aposentado Edgar Shuster ao ser vacinado.
Em dois dias (quinta e sexta-feira) foram aplicadas mais de mil doses da vacina. A campanha segue na próxima semana, quando 3.400 doses devem ser aplicadas.
LEIA TAMBÉM: Profissionais de saúde relatam a situação na linha de frente
Publicidade
Mudança de local
Com a grande procura pela segunda aplicação da vacina na Unisc, a Secretaria de Saúde criou um segundo posto de vacinação no local. Desde a última sexta-feira, 9, quem quiser se vacinar por drive-thru, sem desembarcar do carro, deve acessar a universidade pelo portão principal e dar a volta no campus, até chegar ao Memorial da Unisc. Quem quiser buscar a aplicação da segunda dose como pedestre poderá fazê-lo no ginásio da universidade.
O atendimento, em ambos os formatos, é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. É preciso apresentar documento de identidade, com CPF, e a caderneta de vacinação, que comprova o recebimento da primeira dose. O intervalo entre as aplicações é de 28 dias no caso da Coronavac (Sinovac/Butantan) e de 12 semanas no caso da Covishield (Oxford/Astrazeneca/Fiocruz).
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade