Como há muito não se via, as pichações com a marca do grupo criminoso que domina o comércio de drogas na região voltaram a aparecer em muros de Santa Cruz do Sul. Na tarde dessa quinta-feira, 8, a Gazeta do Sul registrou o nome da facção Os Manos em uma parede de concreto da Avenida Paul Harris, no Bairro Arroio Grande.
Em 2017, várias pichações com o nome da facção junto de uma marca de cigarros apareceram em bairros da Zona Sul. Na época, a polícia descobriu que os traficantes estavam impondo que vendedores e usuários de drogas consumissem apenas aquela determinada marca, oriunda de crimes de contrabando.
Em 2019, as pichações voltaram a chamar atenção pela grande quantidade em vários pontos da cidade, ainda que os traços não remetessem diretamente à facção. Na oportunidade, o delegado Marcelo Chiara Teixeira, que comanda a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), lembrou as que haviam sido feitas dois anos antes, salientando que as atuais não eram d’Os Manos.
Publicidade
“Há muito tempo tivemos algumas pichações de facção, mas não temos visto nada recente”, disse Chiara em 2019. Agora, porém, o nome remete diretamente ao grupo criminoso. Procurada, a Polícia Civil não se manifestou sobre o assunto.
LEIA TAMBÉM: Aumento nas pichações chama a atenção nas ruas de Santa Cruz
Publicidade