A Vigilância Sanitária atualizou a situação da dengue em Santa Cruz do Sul nesta terça-feira, 30. São agora 51 casos confirmados da doença no município em 2021. O número é quase o triplo do registrado na última sexta-feira, dia 26, quando havia 18 casos identificados. Todas as 51 confirmações de dengue em Santa Cruz neste ano se deram neste mês de março.
Segundo o coordenador do setor de endemias da Vigilância Sanitária, Rudiberto Berlt, o bairro da cidade com registros é o Centro: são 26 moradores infectados. Mas há números significativos também nos bairros Ana Nery e Arroio Grande.
LEIA MAIS: Santa Cruz confirma 18 casos de dengue em duas semanas
Publicidade
Para fins de comparação, ao longo de todo o ano anterior, 2020, foram identificados quatro casos de dengue em Santa Cruz. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e tem como principais sintomas febre, dores de cabeça e no corpo e manchas na pele.
A principal medida para evitar a disseminação da dengue é controlar a proliferação de mosquitos. Os insetos precisam de água parada, mesmo em quantidades muito pequenas, para que se reproduzam, portanto a comunidade é chamada a vistoriar pátios e casas, a fim de eliminar possíveis criadouros.
LEIA TAMBÉM:
FOTOS: mutirão enche um caminhão com materiais que acumulam água
Santa Cruz confirma o primeiro caso de infecção pelo vírus zika
Publicidade