Na primeira partida com o comando do treinador espanhol Miguel Ángel Ramirez, o Inter venceu o Novo Hamburgo pelo placar mínimo, de 1 a 0, com um gol de Marcos Guilherme, na segunda etapa. A atuação foi longe da ideal, mas o placar serviu para o time colorado reassumir a ponta da tabela em virtude do saldo de gols, já que tem os mesmos pontos de Caxias (2º) e São Luiz (3º).
PRIMEIRO TEMPO
Com um ataque formado por Marcos Guilherme e Patrick nas pontas, com Galhardo centralizado e Yuri Alberto no banco, o Inter iniciou com mais volume de jogo contra o Novo Hamburgo. A equipe do Vale do Sinos precisava pontuar contra o Inter, e começou postado defensivamente, jogando atrás e esperando o contra-ataque.
Publicidade
Ainda em fase de adaptação ao esquema do espanhol Miguel Ángel Ramírez, que comandava o time pela primeira vez do banco de reservas,o colorado atacava pelas pontas, com Patrick sendo o jogador que criava os lances mais perigosos.
O Novo Hamburgo teve sua primeira chance, a primeira possibilidade de gol na partida, aos 18 minutos, quando o atacante Claudinho limpou a defesa do Inter em uma jogada pela direita e chutou no meio, da entrada da área, para defesa do goleiro Danilo.
Aos 23 minutos, Chicão arriscou o chute de fora da área e o goleiro Danilo tocou pra escanteio. A bola ainda raspou a trave.
Publicidade
Apesar de ter mais posse de bola, o time colorado não teve uma chance clara de gol na primeira etapa. Aos 41 minutos, após cruzamento de Cuesta pra área, Marcos Guilherme escorou pra trás com um toque de cabeça e Edenílson chutou por cima do gol de dentro da área.
Aos 46, o Novo Hamburgo pediu pênalti em uma jogada onde Matheus Lagoa chutou pro gol da entrada da área. O goleiro do Inter defendeu, e no rebote, o zagueiro colorado Zé Gabriel dividiu com Chicão na pequena área. O jogador do Novo Hamburgo caiu e pediu pênalti, mas o juiz Erico Andrade de Carvalho, que acompanhava de perto, mandou seguir.
Aos 51, no último lance da primeira etapa, Edenílson cobrou uma falta quase da risca da área adversária. O jogador tirou a bola da barreira, mas ela saiu sem perigo por cima da trave, em um primeiro tempo onde o Inter teve mais posse de bola mas foi pouco efetivo no ataque.
Publicidade
O Novo Hamburgo teve poucas chances, mas conseguiu colocar uma bola na trave e obrigar o goleiro colorado a trabalhar mais do que o arqueiro da casa, Nicolas.
SEGUNDO TEMPO
No segundo tempo o time colorado começou com mais ímpeto, procurando o gol desde cedo. Praxedes carimbou o travessão aos quatro minutos após Moisés invadir a área. O meia colorado chutou na risca da grande área, o goleiro Nicolas ainda tocou na bola, que saiu por escanteio.
Aos 11 minutos, o técnico Miguel Ramírez tirou Thiago Galhardo, de atuação apagada em campo, para colocar o uruguaio Abel Hernández.
Publicidade
Aos 12, Edenílson encontrou Victor Cuesta na área após cruzamento da direita. O zagueiro argentino dominou no peito e chutou forte na rede pelo lado de fora, quase marcando um golaço.
Aos 16, após muita insistência em bolas levantadas pra área, o Inter conseguiu seu gol em uma cobrança de falta de Moisés. Marcos Guilherme apareceu livre no segundo poste para completar pro gol e abrir o placar.
Aos 20, o atacante Abel Hernández recebeu uma bola na área após cruzamento da direita, mas o jogador errou o chute, que saiu à esquerda do gol.
Publicidade
A grande chance do Novo Hamburgo saiu aos 39. Após um bate-rebate na área, a bola chegou até o zagueiro Igor, que venceu a linha de defesa e saiu sozinho na cara do goleiro Danilo. Igor soltou uma bomba no peito do goleiro colorado, que evitou o empate.
Aos 41, após jogada de Yuri Alberto, Abel Hernández quase marcou o segundo após o cruzamento rasteiro na pequena área, que a zaga do Novo Hamburgo botou pra escanteio no último instante.
Com a vitória simples em Novo Hamburgo, o Inter reassumiu a liderança do Gauchão. Com o empate do São Luiz em 1 a 1 fora de casa contra o Pelotas, e a vitória do Caxias de 2 a 1 sobre o Esportivo, Inter, Caxias e São Luiz somam dez pontos na competição, e o colorado fica na liderança pelo saldo de gols. O Caxias tem um jogo a menos, quatro partidas, contra cinco de Inter e São Luiz.
Na sexta rodada, Inter e Caxias se enfrentam no Beira-Rio na próxima quarta-feira, 24, a partir das 21h30.
Lanterna da competição com dois pontos em cinco jogos, o Novo Hamburgo tenta a recuperação no campeonato contra o Brasil de Pelotas, em casa, na quarta-feira, 24, a partir das 20 horas.
Gauchão – 5ª rodada – classificação (Fonte: FGF)
FICHA TÉCNICA
GAUCHÃO 2021 – 5ª RODADA
NOVO HAMBURGO 0×1 INTERNACIONAL
Data e horário: Domingo, 21 de março, 20h
Local: Estádio do Vale, Novo Ha,burgo-RS
Arbitragem: Erico Andrade de Carvalho, com Lucio Beiesdorf Flor e Fabulo Diniz
Quarto árbitro: Rodrigo Brand da Silva
Cartão amarelo:
Cartão vermelho:
Gol: Marcos Guilherme, aos 17min/2ºT
NOVO HAMBURGO
Nicolas; Chicão, Igor, Marcão, Rennan; Amaral (Camargo), Carrilho (Romarinho), Matheus Lagoa (Elias), Pedro (William Schuster); Helio Paraiba (Kayron) e Claudinho;
Técnico: Marcio Nunes
INTERNACIONAL
Danilo Fernandes; Rodinei (Heitor), Zé Gabriel, Cuesta, Moisés (Lucas Ribeiro); R. Lindoso, Praxedes, Edenílson (Nonato); Patrick, Marcos Guilherme (Yuri Alberto), T. Galhardo (Abel Hernández);
Técnico: Miguel Ángel Ramírez
GOL – Confira a narração de Jorge Baltar, com reportagens de André Prestes e plantão esportivo de William Thiel, para o gol do Inter, de Marcos Guilherme