O banco de sangue de Santa Cruz do Sul alerta para postagens falsas que circulam nas redes sociais e grupos do WhatsApp pedindo doações de sangue. O Hemovida, que fica junto ao Hospital Santa Cruz (HSC), realizou pedido por doações no início do mês, mas, com o comparecimento da população na semana passada, o estoque já foi normalizado.
De acordo com o enfermeiro do Hemovida Cezar Rodrigo Priebe, a mensagem de que o banco segue precisando de doações de sangue é falsa. “Não estamos precisando de sangue, os estoques estão acima da média”, explica. A orientação é que os doadores entrem em contato pelo telefone (51) 3056 2103 para conferir se a doação é necessária antes de comparecer ao local, que fica na Rua Fernando Abott, 174, no Centro.
LEIA MAIS: Após apelo, estoque do banco de sangue volta a normalizar em Santa Cruz
Publicidade
Uma das imagens, reproduzida acima, que circulam é uma postagem da página do Hospital Santa Cruz (HSC) no Facebook que diz que o Hemovida precisa de doações urgentes dos tipos sanguíneos O positivo e O negativo. Apesar de ser verdadeira, a postagem foi feita em março de 2020, no ano passado, no início da pandemia, e não reflete a realidade atual do banco de sangue.
Priebe ressalta que, assim que houver queda no estoque do banco de sangue e mais doações forem necessárias, o Hemovida fará o chamado novamente. O enfermeiro esclarece que o sangue doado possui validade, portanto não pode ficar velho, para não haver desperdícios.
Publicidade