A turma de 20 alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) teve a formatura realizada na manhã deste sábado, 30.
Conforme o comandante do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB), coronel Christian Augusto dos Santos Cravo, e também diretor de ensino do curso, a turma realizou o serviço militar obrigatório, mas a diferença é que foi uma carga horária mais intensa. “Agora eles dão baixa do serviço militar. No ano que vem, caso tenha vaga e eles queiram, são convocados para um estágio de seis meses e, após, terão um contrato de um ano, renovado anualmente na função de tenente por até oito anos”, explicou.
Na solenidade, Gabriel André Görck, de Vera Cruz, ficou em primeiro lugar no curso. Recebeu a medalha Corrêa Lima do coronel Cravo. Já a espada de prata foi entregue pelo presidente da Associação de Oficiais Militares de Santa Cruz do Sul e diretor executivo da Gazeta Grupo de Comunicações, Jones Alei da Silva.
Publicidade
Entenda
Há sete anos integrado ao 7° Batalhão de Infantaria Blindado (BIB) de Santa Cruz do Sul, o NPOR forma aspirantes à reserva do Exército. Na prática, capacita as turmas a liderar pelotões por meio de atividades de operância e gerenciamento em cenários de crise. Depois que eles se formam, passam por um estágio e estão prontos para comandar um pelotão de até 30 militares em combate. Atividades como rapel e ações em localidades de difícil acesso também têm como intuito fazê-los aprender o que, posteriormente, deverão ensinar aos novos soldados.
LEIA MAIS: Antes da formatura, alunos do NPOR fazem rapel no Morro da Cruz
Publicidade