Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CORONAVÍRUS

Santa Cruz teve em 10 dias números semelhantes aos de oito meses de 2020

Foto: Alencar da Rosa

O ritmo de avanço da pandemia em Santa Cruz do Sul disparou desde o início de março, mesmo com a bandeira preta e todas as medidas restritivas impostas pelo governo do Estado e pela Prefeitura. Entre o dia 2 e quinta-feira, 11, o município contabilizou o surpreendente número de 2.531 novos casos da doença e 13 mortes.

Para se ter uma noção do impacto, é necessário olhar para 2020. Entre abril, mês em que foi registrado o primeiro caso, e novembro, houve 2.386 casos e 15 óbitos. Ou seja, em dez dias Santa Cruz apresentou números semelhantes aos de oito meses do ano passado.

LEIA MAIS: Seis novas mortes por Covid-19 são confirmadas em Santa Cruz

Publicidade


No Vale do Rio Pardo, a situação é igualmente crítica e preocupante. São 3.878 novos casos e 51 óbitos no mesmo período, elevando a soma total para 25.300 pessoas que já contraíram a doença e o total de mortos para 283. O mesmo exercício de lembrança pode ser feito para entender o cenário. Entre abril e o começo de outubro de 2020, a região somou 3.996 casos e 57 óbitos.

Recentemente, a responsável pela 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Mariluci Reis, salientou que é fundamental reduzir a quantidade de novos casos para que os hospitais possam ter alívio na demanda. As instituições da região continuam com lotação esgotada e buscam ampliar suas capacidades.

LEIA TAMBÉM: Região terá lockdown no fim de semana, mas Helena Hermany decide não aderir ao fechamento

Publicidade

Recordes de óbitos e internações no RS

O Rio Grande do Sul também registrou, nos últimos dias, novos recordes relativos à pandemia do coronavírus. Depois de contabilizar 12 mil novos casos na última terça-feira, na quinta o Estado também alcançou o maior número de mortes em 24 horas: 276 gaúchos perderam a vida por complicações decorrentes da Covid-19.

Com essa quantidade de novas infecções, o reflexo também chegou aos hospitais. Nessa quinta, a lotação dos leitos de UTI adulto chegou a um novo pico. São 3.303 pessoas para 3.008 leitos – 107% de lotação.

Vacinação é retomada em Santa Cruz

Com a chegada de novas doses nessa quinta-feira, a vacinação contra a Covid-19 será retomada nesta sexta-feira, 12, em Santa Cruz do Sul. O município recebeu 2.350 doses que serão destinadas à imunização de idosos com 77 anos ou mais e profissionais de saúde.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Vigilância Sanitária de Santa Cruz tem novo número para denúncias

Para facilitar a organização e agilizar os atendimentos, a Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar as vacinas em vários pontos da cidade e do interior. O responsável pelo setor de imunizações da Saúde em Santa Cruz, Róger Rodrigues Peres, salienta que quem já teve Covid-19 deve aguardar pelo menos 30 dias entre o começo dos sintomas e a imunização, seja primeira ou segunda dose.

Foto: Rafaelly Machado

Veja os locais para a aplicação da primeira dose:

– Parque da Oktoberfest

Drive-thru: somente idosos serão vacinados na Vila Germânica e na casa da RBS. O local atenderá das 8 às 19 horas, sem fechar ao meio-dia.

Publicidade

Pedestres: na Bierhaus serão três pontos para vacinação. Um deles será para idosos (entrada lateral) e dois para trabalhadores da saúde (entrada da frente). O atendimento será das 8 às 19 horas, sem fechar ao meio-dia.

– Estacionamento do Hospital Ana Nery: será em drive- thru, com dois pontos, somente para idosos. Atendimento das 8 horas ao meio-dia e das 13 às 19 horas.


– Supermercado BIG: será em drive- thru, com dois pontos de vacinação, somente para idosos, com atendimento das 8 horas ao meio-dia e das 13 às 19 horas.

Publicidade

LEIA MAIS: Vacinação em Santa Cruz retorna nesta sexta para idosos acima de 77 anos

– ESFs: de acordo com a referência de moradia, serão aplicadas as doses apenas em idosos. Horários variam de acordo com cada Estratégia de Saúde da Família:

ESF Gaspar: das 8 horas às 11h30 e das 13 horas às 18h30;
ESF Faxinal: das 8 horas às 11h30 e das 13 horas às 18h30;
ESF Progresso: das 8 horas às 11h30 e das 13 horas às 16h30;
ESF Linha Santa Cruz: das 8 horas às 11h30 e das 13 horas às 16h30;
ESF Esmeralda: das 8 horas às 11h30 e das 13 horas às 18h30;
ESF Dr. Pedro Eggler: das 8 horas às 11h30 e das 13 horas às 16h30;
ESF Paredão: das 8 horas às 11h30 e das 13 horas às 16h30.

Segundo a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, no sábado, 13, segue a vacinação, mas somente no Parque da Oktoberfest (na Bierhaus), no Ana Nery e no BIG, todos no formato drive-thru. Os horários seguem os mesmos, enquanto houver doses para serem aplicadas.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.