Internacional e Juventude estrearam no Campeonato Gaúcho de 2021 na noite desta segunda-feira, 1º. Com uma equipe de garotos, o Inter venceu com um gol no início da partida, marcado por Guilherme Pato. O Juventude correu atrás, pressionou no segundo tempo, mas não teve forças para empatar. Com a vitória, o Inter se junta a Ypiranga, Aimoré e Esportivo, que começaram o campeonato com vitória na primeira rodada.
PRIMEIRO TEMPO
O time de jovens do Internacional começou melhor na partida. Treinados pelo técnico Fábio Matias, que comandará o grupo no Gauchão enquanto o espanhol Miguel Angel Ramírez não é oficialmente anunciado pelo clube, os garotos colorados jogavam com propriedade de um time experiente nos minutos iniciais.
O Inter chegou com perigo aos seis minutos. Guilherme Pato cruzou da direita e o Santa-cruzense Nicolas Morsch, que saiu da base do F.C. Santa Cruz e fazia sua estreia no time profissional, se atirou na bola mas não conseguiu completar pro gol na pequena área.
Publicidade
O time da casa seguiu atacando, e aos 13 minutos abriu o placar. A jogada iniciou no meio de campo e chegou até Guilherme Pato, que levou a melhor sobre Eltinho na área e chutou cruzado pro gol. A bola passou pelo meio das pernas do goleiro Marcelo Carné e morreu no fundo das redes, no primeiro gol colorado no Gauchão 2021.
Os garotos do Inter quase ampliaram com um chute de falta do meia Lucas Ramos, que cobrou de longa distância e obrigou Marcelo Carné a se atirar nela e espalmar para escanteio.
Depois disso, o Juventude melhorou e começou a criar chances. A equipe chegou a marcar um gol com Matheuzinho, que recebeu na área pela direita e chutou para vencer o goleiro Daniel, mas a arbitragem anulou o gol porque o jogador do Juventude recebeu a bola em impedimento antes do chute.
Publicidade
Aos 26, Eltinho aproveitou um rebote na área para chutar forte, por cima.
Aos 34, Jhonny errou um passe na área do Juventude e o Inter perdeu boa chance de marcar. O time da Serra respondeu aos 37 com uma cabeçada do lateral Ygor, que apareceu na área nas costas da zaga, mas a finalização foi fraca e Daniel não teve problemas para defender, e a partida foi para o intervalo com a vantagem colorada no gol de Guilherme Pato.
SEGUNDO TEMPO
Publicidade
Na segunda etapa, o técnico do Inter sacou Nicolas do time para mandar à campo o colombiano Amaya. O Juventude mudou o meio-campo, tirando Bochecha para colocar Renan Bressan.
O jogo ganhou em movimentação. O juventude buscava o gol de empate. O Inter tinha a velocidade dos garotos para sair em contragolpes. Os visitantes tiveram chance aos seis minutos, com o zagueiro Cleberson, que chutou fraco pro gol. Aos sete, Renan Bressan cabeceou no meio do gol após cruzamento de Yago.
O Inter contou com um milagre do goleiro Daniel para não sofrer o empate, aos 14 minutos da segunda etapa. Na verdade foram dois milagres, pois na primeira tentativa, Capixaba cruzou na medida para Matheuzinho, que cabeceou forte, e Daniel defendeu com o braço esquerdo. A bola voltou para o próprio Matheuzinho, que meteu a bola pro gol novamente de cabeça, e Daniel fez um milagre para meter a mão nela e tocar a bola para escanteio.
Publicidade
O Juventude seguia buscando o empate. Aos 31, Eltinho cobrou uma falta pra área e o zagueiro Cleberson tocou na bola de cabeça, que saiu cruzada, à esquerda do gol e passando perto da trave do goleiro Daniel.
O Juventude arrumou sua defesa, e o Inter tinha dificuldades em armar chances de gol, ficando longe da área de Marcelo Carné. Apesar da maior posse de bola no segundo tempo, o Juventude também criava pouco. Nos minutos finais o jogo esfriou pela queda de rendimento físico das duas equipes.
No último lance da partida, Matheuzinho perdeu a chance de colocar a igualdade no placar. O meia recebeu na entrada da área e carimbou a trave direita do goleiro Daniel, que estava fora do lance.
Publicidade
Na segunda rodada, Inter e Juventude jogam na próxima quinta-feira, 4. O colorado enfrenta o Pelotas fora de casa, enquanto o Juventude recebe o São Luiz no Alfredo Jaconi. Ambos os jogos começam às 20 horas.
Gauchão 2021 – 1ª rodada
Sábado, 27/02
São Luiz 0x3 Ypiranga
Novo Hamburgo 1×1 Pelotas
Esportivo 1×0 São José
Brasil 0x1 Aimoré
Segunda-feira, 1º/03
Internacional 1×0 Juventude
Adiado – Caxias x Grêmio
2ª rodada
Quarta, 03/03, 20h
Grêmio x Brasil
Ypiranga x Novo Hamburgo
São José x Caxias
Aimoré x Esportivo
Quinta, 04/03, 20h
Pelotas x Inter
Juventude x São Luiz
FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO GAÚCHO – 1ª RODADA
INTERNACIONAL 1X0 JUVENTUDE
Data e horário: Segunda-feira, 1º de março, 20h00m
Local: Gigante da Beira-Rio, Porto Alegre-RS
Arbitragem: Douglas Schwengber da Silva, com Jorge Bernardi e Michael Stanislau
Quarto árbitro: Marcus Vinicius Gonçalves dos Santos
Cartão amarelo: Amaya, Guilherme Pato (Inter); João Paulo, Emerson, Paulo Henrique (Juventude)
Cartão vermelho:
Gols: INTER – Guilherme Pato, aos 13min/1ºT
INTERNACIONAL
Daniel; Lucas Mazetti (Igor), Pedro Henrique (Tiago Barbosa), João Felix, Leo Borges; Lucas Vital (João Pedro), Jhonny, Guilherme Pato, Lucas Ramos; Nicolas (Amaya) e Vinícius Mello (Matheus Cadorini);
Técnico: Fábio Matias
JUVENTUDE
Marcelo Carné; Igor (Paulo Henrique), Cleberson, Emerson e Eltinho; João Paulo, Bochecha (Renan Bressan), Yago (Marcos Vinicios), Matheuzinho, Capixaba (Roberto); Matheus Peixoto (Rafael Grampola)
Técnico: Marquinhos Santos
GOL – Confira a narração do gol do Inter, marcado por Guilherme Pato, na voz de Rodrigo Vianna