Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ

Doses são suficientes para vacinar 60% dos profissionais de saúde

Foto: Rafaelly Machado

Segundo dados da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Santa Cruz do Sul tem cerca de seis mil profissionais a serem vacinados contra a Covid-19, nesta primeira etapa do plano de imunização. Até agora, o município recebeu 3.679 doses destinadas aos trabalhadores da saúde, número suficiente para imunizar 60% desse grupo.

Desde o dia 19, Santa Cruz aplica vacinas desenvolvidas pela farmacêutica Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Nesta quinta-feira, 28, começaram a ser aplicadas as 1.780 doses do imunizante da AstraZeneca, com previsão de fabricação no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que chegaram a Santa Cruz nessa segunda-feira, 25.

Na tarde de quarta-feira, 27, secretarias de Saúde dos municípios da região tiveram uma reunião com representantes da pasta em nível estadual, para esclarecer a ordem de aplicação das vacinas na primeira etapa. Segundo a secretária em Santa Cruz, Daniela Dumke, as informações não estavam claras inicialmente e geravam insegurança aos administradores.

Publicidade


LEIA TAMBÉM: Confirmadas duas novas mortes por Covid-19 em Santa Cruz do Sul

Agora o grupo de profissionais da saúde foi dividido em 12 subgrupos, em ordem. Quando todos os trabalhadores estiverem imunizados, o município deverá aguardar orientação do Estado para vacinar o grupo seguinte, de acordo com o plano do Ministério da Saúde. Conforme Daniela, uma cartilha com informações para os servidores e população sobre as etapas da vacinação deve ser produzida nos próximos dias.

Daniela afirma que a aplicação dos imunizantes no município tem sido feita sem percalços. Até agora, não chegaram à pasta relatos de reações adversas às vacinas; sendo a dor no local da aplicação o único incômodo informado. Segundo a secretária, os servidores têm tomado todos os cuidados para garantir a aplicação correta da segunda dose, que deve ser da mesma vacina tomada inicialmente.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: OMS emite nova diretriz para tratamento de pacientes de Covid-19

A informação sobre qual dose cada pessoa recebeu fica registrada na carteira de vacinação, facilitando a conferência. “Tudo isso a gente tem o controle. Quando vier lote para a segunda dose, teremos que rastrear as pessoas para que possam tomá-la”, explicou a secretária. Ela tem expectativa de que, já na próxima semana, mais unidades cheguem ao município e permitam a sequência da imunização.

Índice de 60% se repete em âmbito regional

Como as doses que chegaram ao Vale do Rio Pardo até agora foram distribuídas de maneira proporcional entre os municípios, em nível regional a quantidade disponível também permite vacinar cerca de 60% dos profissionais de saúde.

Publicidade

LEIA MAIS: Governo estadual quer adquirir vacina russa, se ela for aprovada pela Anvisa

Segundo a CRS, há 10.920 trabalhadores que devem ser imunizados nesta primeira etapa, nos 13 municípios da coordenadoria – Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale Verde, Vale do Sol, Venâncio Aires e Vera Cruz. As doses disponíveis para a imunização, por enquanto, são 6.570, regionalmente.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.