O 23º Rodeio Crioulo Estadual do CTG Candeeiro da Amizade, de Vera Cruz, que ocorreria nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro, foi cancelados. Segundo a patronagem, a decisão foi tomada em reunião na noite dessa terça-feira, 19.
De acordo com o patrão do CTG, Paulo Mans, realizar o evento neste momento vai contra as orientações que preconizam as autoridades de saúde, as quais defendem o distanciamento e o isolamento social como medida eficaz para evitar a disseminação do coronavírus. Mans lamenta a decisão e explica que a comissão organizadora esperava realizar o rodeio, no entanto, diante dos avanços dos casos de Covid-19, decidiu pelo cancelamento.
LEIA TAMBÉM: Com a lenda do boi-bumbá, CTG Candeeiro vai para a Força A
Publicidade
“Pelo novo formato em que os rodeios estão ocorrendo, apenas com os participantes, sem presença de público e de familiares para evitar aglomerações, a atração perde o brilho”, observa. “Lamentamos muito, pois a data faz parte do calendário de eventos do município e já é tradicional, o povo prestigia muito, mas não podemos colocar em risco a vida das pessoas. Acredito que em 2022 poderemos organizar o evento com o mesmo êxito de todas as outras edições”, enfatiza.
O Rodeio Crioulo Estadual, que é sediado em uma estrutura de 7 hectares, costuma atrair cerca de 2,5 mil visitantes e 600 competidores para as provas de laço. Os participantes vêm de diversos municípios gaúchos.
“2020 foi um ano difícil, tivemos que nos reformular durante a pandemia para conseguir manter a estrutura do CTG e o pagamento das contas de água, luz e outras. Ficamos impedidos de realizar os eventos presenciais e a própria Semana Farroupilha, e agora o rodeio, que é a nossa maior fonte de renda, teve de ser cancelado. Mas os tempos são outros e precisamos fazer as coisas da melhor maneira”, ressalta o patrão Paulo Mans.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: CTG de Vera Cruz vence na Força B e garante vaga na Força A para 2020