Os proprietários de terrenos sem construção em Vera Cruz devem ficar atentos à limpeza das áreas, para evitar notificações e multas por causa do desenvolvimento da vegetação. Com o abafamento, insetos e pequenos animais, que também aumentam nesses locais, tendem a buscar abrigo em lugares mais arejados e acabam incomodando quem mora nas proximidades. O secretário de Obras, Saneamento e Trânsito, Samuel Oliveira, informou que relatos de casos assim chegam todos os dias por meio dos canais de comunicação do município.
Oliveira destaca que a principal preocupação é com a proliferação de pragas e o crescimento de ervas daninhas, o que favorece o aparecimento de ratos, cobras e aranhas. Além das denúncias, o setor de fiscalização vistoria com frequência bairros e loteamentos e identifica terrenos nessa situação. Os proprietários são notificados a realizarem a limpeza em 30 dias, conforme prevê o Código de Posturas.
LEIA TAMBÉM: Vera Cruz articula parceria para auxílio a empreendedores
Publicidade
Caso a área não seja roçada, o dono fica sujeito à aplicação de multa. Até o ano passado, o valor era de R$ 119,85, mais a taxa de limpeza, de R$ 322,65. Neste ano, esse valor deve ser reajustado pelo IPCA, índice aprovado pela Câmara para aumento dos impostos municipais, cuja projeção é de 4,37%. Os valores serão cobrados na guia do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
Porém, de acordo com o secretário de Obras, Saneamento e Trânsito, caso o proprietário não providencie a roçada, a equipe de limpeza urbana do município precisa entrar em ação e acaba deixando de atender a outras necessidades. “Pedimos a colaboração da população para manter as áreas limpas e, consequentemente, a cidade mais bonita”, propõe o secretário.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Vera Cruz amplia horário de funcionamento
Publicidade