A primeira etapa da construção do prédio da Câmara de Vereadores de Passo do Sobrado foi entregue na última semana de dezembro. O espaço que abriga o plenário e gabinetes foi inaugurado 14 anos após a aprovação do projeto. Erguido com os recursos de caixa da Câmara, o espaço deverá dobrar de tamanho com a segunda fase de obras, que prevê a instalação de um auditório.
O projeto é assinado pelo arquiteto santa-cruzense Ronaldo Wink. Segundo ele, a ideia era aliar funcionalidade a uma obra com conceito contemporâneo, considerado moderno para os padrões atuais. “As linhas retas exibem essa característica da arquitetura. No projeto, tivemos ainda o cuidado de realizar uma obra que fosse funcional, com um custo de execução não tão elevado”, destacou Wink.
LEIA MAIS: Passo do Sobrado instala câmera de monitoramento na rótula de acesso
Publicidade
Executado por várias legislaturas, com recursos retirados de orçamentos anuais, o prédio consumiu cerca de R$ 500 mil na sua construção. O projeto foi apresentado em 2006, mas as primeiras obras foram realizadas apenas em 2013. “A segunda fase prevê a criação de um auditório, com capacidade de até 180 lugares. Quando estiver pronto, será um prédio imponente em Passo do Sobrado”, avaliou o arquiteto. Para a próxima etapa, o Legislativo vai tentar captar recursos além da economia de caixa.
A inauguração ocorreu no dia 28, segunda-feira, na presença de vereadores e do presidente do Legislativo, Vinícius Irajá Bartz da Rosa. O prédio atual tem cerca de 384 metros quadrados e conta com plenário, salas de apoio, gabinete da presidência, copa e sanitários.
“A Câmara de Passo do Sobrado está de parabéns pela inauguração do espaço, construído com recursos próprios e no tempo possível. A finalização do espaço com o auditório irá dobrar o total da área”, projetou Wink.
Publicidade
LEIA MAIS: Em Passo do Sobrado, Edgar Thiesen fala em ‘reorganizar a casa’ durante a posse
Durante a inauguração foram homenageados os presidentes de Câmara, em cada uma das fases da obra. Dorli Kappel, de 2005, ano em que o terreno foi adquirido; Marlene Teresinha Kroth Haas, de 2006, ano da elaboração do projeto arquitetônico; Celina Maria Fagundes da Rosa, em 2007, que concluiu o projeto de engenharia.
Passados cinco anos, Nubia Andréia Kaufmann Bartz, em 2013, iniciou a construção, que prosseguiu em etapas nos exercícios de Jussára Maria Martin, em 2014; Itamar Dettenborn, em 2015; Valdenir Linch, 2018; Elísio Machado, da legislatura de 2019; e Vinícius Irajá Bartz da Rosa, presidente em 2020, ano da inauguração.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Urubus se instalam em antiga estufa de tabaco em Passo do Sobrado