Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SABEDORIA INDÍGENA

Caingangues retornam a Santa Cruz e oferecem chás no Centro

Foto: Rafaelly Machado

Com autorização da Funai, avó e neto circulam pelo Estado oferecendo produtos e conhecimentos

Os índios caingangues de Miraguaí, no Norte gaúcho, que estiveram em Santa Cruz do Sul em fevereiro do ano passado, estão de volta. Com uma banquinha discreta, os indígenas comercializam plantas e ervas usadas como tratamento em mais de 90 aplicações diferentes. O grupo fica no município até esta quinta-feira, 7.

“Neste ano que estão todos estressados, com muitos afazeres, nós temos um composto muito bom, que é revigorante”, ofertou Claudio Sales. Acompanhado da avó, Rita Sales, ele oferece mais de 90 chás e compostos, com plantas e ervas vindas da Amazônia, do Pará, Mato Grosso e Santa Catarina.

LEIA MAIS: A sabedoria caingangue fica no Centro até esta quarta-feira

Publicidade


Os chás dos caingangues ajudam a eliminar toxinas, melhoram a circulação e reduzem a retenção de líquidos. “São terapias alternativas. Remédio é remédio, nós comercializamos chás e produtos naturais”, defende o indígena.

Este é o segundo ano que eles vêm para Santa Cruz do Sul. Em uma banquinha, na Praça Getúlio Vargas eles comercializam os produtos durante todo o dia, iniciando às 8 horas.

De Santa Cruz, o grupo segue para Santa Maria, percorrendo outras regiões do Estado. Eles têm autorização da Fundação Nacional do Índio (Funai), para comercializar seus produtos de forma itinerante pelo Estado. “Nós ensinamos a usar as plantas. Não só aquilo que a gente vende, mas os chás que as pessoas têm em casa”, complementou Sales.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Pandemia leva até o Terno de Reis para a internet

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.