Além da agricultura, a falta de chuva prejudica a captação e o fornecimento de água para a população. Em algumas localidades de Santa Cruz do Sul e da região as autoridades já estão em alerta e adotam medidas de conscientização e até mesmo de racionamento, como ocorre em Sinimbu. Em Herveiras, conforme o responsável pela Defesa Civil, Clécio da Silva, alguns poços artesianos antigos secaram e as fontes estão fracas. Dessa forma, o município adota racionamento das 22 horas às 8 horas diariamente, tanto no interior quanto na cidade. Em algumas ruas a água só volta depois das 11 horas.
Em Candelária, conforme o diretor da Secretaria de Meio Ambiente, Albino Gewehr, o Rio Pardo está atualmente com 1,75 metro, abaixo do nível considerado normal, que é de 2 metros. No fim de outubro, a Prefeitura encaminhou ao governo do Estado o pedido para realizar novo barramento do rio, com o objetivo de preservar a água existente, mas até agora não houve resposta. “Barrando o rio nós temos garantia de água por 180 dias. Sem isso, com o nível que está hoje e sem chuva, daqui a 40 dias estamos sem água”, alerta.
LEIA MAIS: MetSul alerta para estiagem severa no Rio Grande do Sul
Publicidade
Em Santa Cruz do Sul, o montante de chuva abaixo da média histórica para dezembro deixa as autoridades em alerta. Conforme o secretário municipal de Agricultura, Tiago Staub, em certas localidades do interior, especialmente na região de Monte Alverne, já falta água em algumas vertentes. Nas partes mais baixas, o problema ainda não ocorre. “Estamos em alerta desde novembro. Fizemos reuniões com a Defesa Civil e com a Secretaria do Meio Ambiente sobre o tema”, destaca. A Prefeitura construiu diversos açudes nas propriedades do interior, buscando suprir pelo menos a água para os animais em caso de nova estiagem prolongada.
Retorno da chuva
A chuva deve voltar ao Vale do Rio Pardo nos próximos dias, mas em baixas quantidades. O avanço de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul deve trazer precipitação para todas as regiões na madrugada de hoje para quinta-feira. Não são esperados volumes expressivos, mas existe a possibilidade de temporal em algumas regiões, especialmente no Norte. Para o fim de semana, a previsão é de tempo firme e predomínio de sol na maior parte do Estado.
Publicidade
LEIA MAIS: Moradores do interior de Herveiras estão sem luz há uma semana