Após a divulgação do mapa preliminar da 33ª rodada do Distanciamento Controlado no fim da tarde da última sexta-feira, 18, o governo do Estado recebeu até as 6 horas deste domingo, 20, prazo limite, apenas três pedidos de reconsideração. As solicitações para reduzir o nível de restrições foram feitas por associações regionais e de municípios classificados previamente em vermelho (risco epidemiológico alto). Nesta rodada, 20 regiões foram classificadas em bandeira vermelha e apenas uma, Guaíba, na cor laranja (risco epidemiológico médio).
Os pedidos serão analisados pelo Gabinete de Crise e a divulgação do mapa definitivo acontece na tarde desta segunda-feira, 21. A vigência das novas bandeiras entra em vigor à meia-noite de terça-feira, 22, e termina às 23h59 de segunda-feira, 28. O sistema de cogestão regional, suspenso na primeira quinzena de dezembro, voltou a valer na última terça-feira, 15. Até o momento, 18 das 21 regiões Covid aderiram à cogestão e adotam protocolos próprios, elaborados por associações regionais. Apenas Uruguaiana e Guaíba não aderiram. Protocolos próprios, elaborados pela região de Bagé, foram aceitos nesse sábado, 19.
LEIA MAIS: Região de Santa Cruz continua em bandeira vermelha
Publicidade
De acordo com a orientação do modelo, regiões em cogestão classificadas em bandeira vermelha podem adotar regras de bandeira laranja e as classificadas em laranja podem adotar protocolos de bandeira amarela. Para a adesão, é necessário que o município ou associação regional faça o envio de planos com protocolos próprios adaptados, limitados à bandeira anterior, à Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (Saam). No entanto, a adoção de protocolos alternativos não altera as cores do mapa definitivo.
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade