Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Tabaco

FOTOS: Afubra recebe 353 notificações de estragos pelo granizo

Foto: Arquivo Pessoal/Douglas Becker

Estrago em lavoura de tabaco em Venâncio Aires

A chuva dessa quarta-feira, 16, ocasionou queda de granizo em alguns pontos da região. Conforme dados da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), até o início da manhã desta quinta-feira, 17, foram 353 notificações de estragos nas lavouras de tabaco. O número maior foi em Venâncio Aire, com 231 avisos, seguido de Sobradinho com 121.

Conforme o presidente da Afubra, Benício Albano Werner, o prejuízo ocasionado por granizo foi 18% maior neste ano em comparação com 2019, considerando todas as regiões produtoras. “Tivemos quedas de granizo pequenas, mas nada parecido com agora. As fotos postadas nas redes sociais assustam. Muitos produtores tiveram perda total”, disse.

LEIA MAIS: Granizo provocou estragos em mais de mil lavouras da região

Publicidade

Já em relação à entrega nas indústrias, o volume é tímido na região. Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires chegaram a 1% do total até o momento, enquanto Candelária e Sobradinho estão abaixo de 1%. Conforme Werner, na reunião de conselheiros das regiões produtoras, realizada na última semana, o retorno foi positivo em relação à satisfação dos produtores.

Sobre a colheira, até a tarde dessa terça-feira, 15, Santa Cruz do Sul havia atingido 52% da área plantada. Venâncio Aires está com 50%, Candelária chegou a 47% e Sobradinho registra um percentual inferior, com apenas 15%.

LEIA TAMBÉM: Entidades dão início às negociações do preço do tabaco

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: dias de muito trabalho na agricultura

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.