O Santa Cruz está na final da Copa FGF. A classificação histórica foi nesta terça-feira, 15, no Estádio Presidente Vargas, em Santa Maria. Após perder o jogo de ida por 1 a 0 em casa, o alvinegro santa-cruzense foi valente e virou o placar no campo adversário, conquistando a vaga nas penalidades.
O primeiro tempo foi de bolas levantadas pra área e algumas chances criadas pelo Galo. O Inter postou-se defensivamente e saía em contra-ataques, e o placar ficou zerado.
Na segunda etapa, o Galo seguiu atacando, e o gol veio aos 39 minutos da segunda etapa com um gol do artilheiro Nena, que levou a decisão para os pênaltis, onde brilhou a estrela do goleiro Fabiano Heves, que defendeu duas cobranças e colocou o Galo na final da competição.
Publicidade
O Galo enfrenta o São José na decisão da Copa Ibsen Pinheiro, que dá uma vaga na Copa do Brasil.
PRIMEIRO TEMPO
Já no aquecimento, o Santa Cruz teve o seu primeiro problema: o atacante Juliano Fogaça sentiu um desconforto na coxa e ficou de fora da partida. Vinícius começou em seu lugar.
Publicidade
Desde o início, os donos da casa valorizavam a posse de bola. Com a vitória no jogo de ida, no sábado, 12, por 1 a 0 em gol marcado no último lance da partida, um empate bastava ao Coloradinho nesta terça-feira, 15.
O Santa Cruz foi melhor no primeiro tempo, com mais posse de bola e mais chances de abrir o placar. Aos 13 minutos, Jean Roberto cobrou escanteio no primeiro poste, o goleiro Lúcio rebateu pro meio da área e a zaga afastou, na primeira chance de gol do jogo.
Aos 20 minutos, Jean Roberto cobrou falta pra área, a bola quicou e o goleiro Lúcio teve que se atirar para evitar o gol Carijó. Dois minutos depois, Laion achou Jean Roberto na área, que concluiu pro gol, mas o zagueiro Junior interceptou. O time do Galo aproveitava as faltas na intermediária para colocar a bola na área e criar oportunidades.
Publicidade
O Inter jogava com segurança. A equipe esperava o Galo e saía com qualidade nos contragolpes. Aos 31, a zaga do Galo afastou um perigoso cruzamento da direita de Pablo. A dupla alvinegra, com Luiz Henrique, e depois Léo Carioca, foram na bola para afastar. O cruzamento que tinha endereço certo para Paulinho Simionatto na área.
Aos 37, o Inter chegou com perigo em um contragolpe, onde Pablo chutou forte da entrada da área. Fabiano Heves espalmou e Paulinho Simionatto pegou o rebote, mas bateu por cima.
O primeiro tempo foi bom para o Galo, que criou mais chances de gol do que o adversário.
Publicidade
SEGUNDO TEMPO
Aos 2, Vinicius acionou Marlon, que passou pela marcação e cruzou rasteiro da entrada da área pela direita, mas a zaga do Inter cortou na pequena área.
Aos sete minutos, após cobrança de escanteio, Paulinho Simionato recebeu passe na área e chutou pra fora na cara do goleiro Fabiano.
Publicidade
Aos 24, Allan Cristian fez um cruzamento perfeito na grande área para Jean Roberto. O atacante do Galo subiu alto na pequena área para cabecear, mas a bola saiu pro cima.
Aos 34, o técnico William Campos sacou o volante David e colocou o atacante Jajá. Pela primeira vez, o centroavante fez a dupla com o goleador Nena, e o Galo ia todo ao ataque.
Aos 37, Laion recebeu da direita e emendou um chute forte, quase no ângulo do goleiro Lúcio, que fez grande defesa.
Aos 39, o gol do matador, premiando a insistência do Santa Cruz no ataque. Laion achou Nena na área com um passe preciso. O atacante marcou seu sexto gol na competição ao desviar com o pé direito para o canto do goleiro Lúcio.
O Inter ainda pressionou nos minutos finais, mas a partida terminou com vitória do Galo no Estádio do Presidente Vargas.
PÊNALTIS
A cobrança de penalidades começou mal pro Santa Cruz. Jean Roberto, de grande atuação na semifinal, acabou errando. Maurício cobrou para o Inter na sequência e também errou.
Laion perdeu mais uma cobrança para o Galo. Foi quando começou a brilhar a estrela do goleiro Fabiano Heves, que defendeu a cobrança de Paulinho Simionatto. O placar seguia em 0 a 0 com duas cobranças para cada lado.
Thomaz marcou o primeiro gol do Santa Cruz. Jean empatou para o Inter. O atacante Nena recolocou o Galo em vantagem. Rafael Klein deixou novamente tudo igual: 2 a 2.
Jajá marcou o terceiro do Galo na quinta penalidade. Marquinhos então carimbou a trave, e o Futebol Clube Santa Cruz comemorou a classificação para a final da Copa FGF no gramado do Estádio Presidente Vargas.
A decisão começa dia 19 de dezembro, sábado, nos Plátanos. Na terça-feira, dia 22, o título será decidido no Estádio Francisco Noveletto Neto, o Passo D’Areia, em Porto Alegre.
FICHA TÉCNICA
COPA FGF – TROFÉU IBSEN PINHEIRO
SEMIFINAL – VOLTA
INTER-SM X SANTA CRUZ
Local: Estádio Presidente Vargas, Santa Maria-RS
Data: 15/12/2020
Horário: 15h30
Árbitro: Érico Andrade de Carvalho, com Jorge Eduardo Bernardi e Michael Stanislau
4º Árbitro: Marco Aurélio Nunes Magalhães
Cartões amarelos: Paulinho Simionato (Inter-SM) ; Luiz Henrique, Vinícius (Santa Cruz)
INTERNACIONAL-SM
Lúcio; Denis, Júnior Gaúcho, Rafael Klein e Vinícius; Teo, Café (Negueba), Marcos e Chiquinho (Maurício); Pablo (Jean) e Paulinho Simionato
Técnico: Sananduva
SANTA CRUZ
Fabiano Heves; Marlon, Luis Henrique, Léo Carioca e Ivan (Allan Cristian); Benhur (Thomaz), Deivid, Vinicius (Elias), Jean Roberto; Laion e Nena
Técnico: Wiliam Campos