O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (Stifa) realiza nesta terça-feira, 8, e quarta-feira, 9, a eleição da nova diretoria para a gestão 2021 a 2026. O pleito conta com chapa única, e os trabalhadores votam “sim” ou “não” nas cédulas.
Para que a nova diretoria seja eleita, o pleito precisa contar com pelo menos 50% mais um dos votos dos associados – é a chamada maioria simples dos votos válidos.
LEIA MAIS: Stifa contará com chapa única na eleição deste ano
Publicidade
O Stifa é o maior sindicato de Santa Cruz do Sul. Representa os trabalhadores das indústrias do tabaco e da alimentação, que, entre sazonais e efetivos, correspondem a aproximadamente 9 mil empregados.
A chapa única é liderada pelo presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Afins (Fentifumo), que também é colaborador licenciado da BAT Brasil (exSouza Cruz), Gualter Baptista Júnior. Uma vez eleito, ele comandará a entidade a partir de maio de 2021 até 2026.
O pleito será conduzido pela Comissão de Eleições, que estará com três urnas para coleta dos votos. Na terça e quarta-feira, duas urnas itinerantes irão percorrer as indústrias. Já o terceiro ponto de coleta de votos será fixado junto à sede do Sindicato, localizada na Rua Fernando Abott, 1212, no Bairro Senai, de Santa Cruz.
Publicidade
Como a escolha é por chapa única, os associados votarão sim ou não para a nominata, que é eleita com a maioria simples. Assim que os votos forem apurados, a intenção do Stifa é anunciar o resultado em coletiva de imprensa.
LEIAM TAMBÉM: Assembleias serão realizadas nas indústrias
Presidente da Fentifumo e professor universitário
Nascido no Bairro Campo Grande, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, Gualter Baptista Júnior trabalha há 42 anos na BAT Brasil (ex-Souza Cruz), nos setores de controle de custos, logística de produtos agrícolas e atenção aos produtores integrados no Sul do Brasil. É bacharel em Ciências Econômicas, mestre em Administração, com MBA Administração e Gerência Empresarial. É professor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), nos campi de Montenegro e Sobradinho.
Publicidade
Desde julho de 2019, preside a Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Afins (Fentifumo). Teve diversas atuações relevantes na defesa do setor de tabaco, com participações em diversas reuniões em Brasília.
Os cargos
A diretoria executiva é formada por 14 diretores, sete executivos e sete suplentes. Também serão eleitos os conselheiros fiscais e seus suplentes.
Publicidade
Presidente: Gualter Baptista Júnior
Secretário-geral e de Organização: Sérgio Luiz Pacheco
Secretário de Finanças: René da Rosa
Secretário de Política e Formação Sindical: Glênio José Goebel
Secretário de Políticas Públicas e Sociais: Rangel Marcon
Secretário de Assuntos Jurídicos: Carlos Alberto Grade
Secretário de Imprensa e Divulgação: Leonel Goulart Almeida
Suplentes: Adilson Antônio Weiss, Eder Roberto Figueira Rodrigues, Alessandre Pontel Alves, Urban Mário Klein, Pedro Jercei Marques Correa, Jorge Alberto Silva da Silveira e Fernanda Regina Wagner
Conselho Fiscal:
Efetivos: Jorge Solis Ferreira, Telmo Waldy Zanette e Ênio Frozza
Suplentes: Devanier Hildor Baierle, Irineu de Mello e Nestor Lenz
Publicidade
Conselho de Representantes
Efetivos: Gualter Baptista Júnior e Sérgio Luiz Pacheco
Suplentes: Dorly João dos Santos e João José Costa
LEIA TAMBÈM: Fentifumo quer contratação de quem está nos grupos de risco
Sobre a entidade
Fundado em 15 de outubro de 1948, o Stifa tem como base territorial os municípios de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Vale do Sol, Sinimbu, Sobradinho, Candelária e Gramado Xavier. São quase 9 mil trabalhadores vinculados, entre sazonais e efetivos, nas linhas da alimentação e tabaco.
O sindicato mantém serviços na área da saúde, como consultas médicas com clínico geral, ginecologista e pediatra. Mantém convênio com fisioterapeuta, oftalmologista e cardiologista e para realização de exames complementares. Na sede da entidade também há atendimento odontológico, com três dentistas. Além disso, há assessoria jurídica e contábil, para fazer a declaração do Imposto de Renda aos trabalhadores associados.
LEIA TAMBÉM: Exigência de se manterem as assembleias preocupa a Fentifumo