Assim como acontece com o Outubro Rosa e o Novembro Azul, em prevenção e detecção precoce dos cânceres de mama e próstata, respectivamente, o Dezembro Vermelho tem como foco a mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Diante disso, a Secretaria de Saúde de Sinimbu realiza ações durante todo o mês.
A secretária Sinara Dhiel informou que o Posto de Saúde Central oferece testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C, com a disponibilização do resultado na hora. O atendimento até o dia 16 será estendido até às 19 horas para fazer os testes rápidos. “Também serão oferecidos preservativos, orientações e esclarecimento de dúvidas sobre o assunto”, explicou Sinara. Mais informações pelo telefone 3708 1115.
Prefeita vai até Brasília
A prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, viajou a Brasília durante a semana. Seu objetivo foi o de fazer articulações para obter apoio na destinação de recursos para demandas do município. Acompanhada dos vereadores Janice Kanitz, Gerson Maas e Paulo Valmor Couto e do assessor de projetos, Maico Berghahn, Sandra participou de audiências em ministérios e protocolou demandas junto aos gabinetes de deputados, Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e a Confederação Nacional dos
Publicidade
Municípios (CNM). A prefeita pretende evitar uma queda acentuada no repasse de recursos da União. O Censo Demográfico previsto para o próximo ano poderá resultar na redução do índice do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), de 0,8 para 0,6. Isso representa mais de R$ 2 milhões a menos por ano nos cofres municipais. Na Funasa, as tratativas foram sobre projetos que envolvem liberação de recursos para a construção e ampliação de redes de abastecimento de água.
LEIA TAMBÉM: Campanha solidária arrecada brinquedos em Sinimbu
Publicidade