Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ

Comércio tem expectativa positiva para vendas de Natal

Foto: Alencar da Rosa

O Sindilojas Vale do Rio Pardo divulgou nessa quinta-feira, 3, os horários e datas especiais para o funcionamento do comércio de Santa Cruz do Sul, até 31 dezembro. Nos sábados dias 5, 12, 19 e 26 e nas vésperas do Natal e do Ano-Novo (24 e 31), as lojas poderão ficar com as portas abertas até as 17 horas. Já nos dias 18, 21, 22 e 23, o comércio terá horário especial noturno. Os consumidores poderão fazer as compras até as 22 horas. No domingo, dia 20, o atendimento será entre 15 horas e 22 horas. Nos demais dias da semana, as lojas operam em período normal.

O presidente do Sindilojas, Mauro Spode, explica que, em razão da pandemia, o acordo coletivo firmado com o Sindicato dos Comerciários depende ainda do decreto estadual. “Estamos na dependência do que vai acontecer com o decreto estadual. Espero que, passados os próximos dez dias, a gente consiga uma flexibilização para ter o horário ampliado no município”, ressalta.


LEIA MAIS: Definido horário ampliado no comércio para o fim de ano

Publicidade

A estimativa é que seja registrado um pequeno aumento nas vendas em relação aos meses anteriores. “Temos uma preocupação muito grande pelo agravamento de casos de pessoas com Covid, mas em contrapartida alguns segmentos não estão conseguindo trabalhar. Esperamos que neste mês possamos reverter de alguma forma as perdas que tivemos durante o ano. Estamos otimistas por esta ser uma das datas mais significativas para o comércio e queremos fechar as vendas com o mesmo patamar de 2019.”

Spode cita a importância de os santa-cruzenses prestigiarem o comércio local. “Dezembro será o mês de recuperação das perdas que tivemos ao longo do ano. Sabemos que as vendas pela internet deram um salto nos últimos tempos, mas como eu sempre costumo dizer, nosso comércio está preparado para atender à demanda. E quando o consumidor apoia e valoriza o comércio de nossa cidade, ele também contribuiu para a geração de emprego e renda na cidade”, afirma.

Ele esclarece ainda que os lojistas que seguirão o horário natalino deverão ficar atentos a alguns pontos. As horas extras trabalhadas poderão ser compensadas com folgas ou remuneradas, sendo 50% pagas com adicional de 75% ou com a possibilidade de serem compensadas com eventuais horas devidas, a ser definido entre empregado e empregador. A outra metade das horas extraordinárias poderá ser compensada com folgas em dobro, até o dia 31 de março de 2021, em datas a serem acertadas entre empregador e empregado. Para o domingo, dia 20, o empregado receberá um prêmio de R$ 85,50 e o empregador irá disponibilizar o valor de R$ 17,00 para o lanche.

Publicidade

Os dois sindicatos também firmaram a convenção coletiva, que tem data-base em novembro. Os salários dos empregados do comércio varejista de Santa Cruz do Sul receberam reajuste de 4,77%, a partir de 1º de novembro de 2020, sobre o salário de 2019. O acordo sobre o Natal deste ano e a convenção coletiva podem ser consultados no site do Sindilojas, na aba Convenção e Acordos.

A Gazeta do Sul tentou contato com o Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz do Sul, mas não obteve retorno.

Na região

Além de Santa Cruz do Sul, os consumidores dos municípios de Venâncio Aires e Vera Cruz terão atendimento especial. O comércio abre até as 17 horas nos sábados dias 5, 12, 19 e 26 e nas vésperas do Natal e Ano-Novo. Já nos dias 18, 21, 22 e 23, as lojas ficam abertas até as 21 horas, e no domingo, dia 20, das 16 horas às 21 horas. As outras cláusulas seguem a negociação realizada para Santa Cruz do Sul.

Publicidade

Já na convenção coletiva de Venâncio Aires e Vera Cruz, com data-base em março de 2020, os salários dos empregados do comércio varejista receberam reajuste de 3,92%, válido a partir de 1o de março de 2020.

LEIA MAIS: Região é novamente classificada com bandeira vermelha no mapa preliminar

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.