Em transmissão por vídeo na tarde desta segunda-feira, 30, o governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou o endurecimento de algumas regras preventivas à Covid-19 no Rio Grande do Sul. Uma das medidas é a suspensão da gestão compartilhada do distanciamento controlado – sistema que permitia que as prefeituras adotassem regras menos restritivas do que as propostas pelo Executivo estadual.
Sem a cogestão, os municípios da Região 28 – referenciada por Santa Cruz do Sul no distanciamento controlado – estarão, de fato, em bandeira vermelha a partir desta terça-feira, 1º de dezembro – antes, cumpririam protocolos da bandeira laranja, de risco médio.
LEIA MAIS: Governo aceita dois recursos e Estado tem 19 regiões em bandeira vermelha
Publicidade
Mas o governo também alterou as regras da classificação de risco alto. O comércio não vai ser obrigado a trabalhar de portas fechadas – como a bandeira previa no início da pandemia. As lojas poderão funcionar em todos os dias da semana, porém nunca além das 20 horas.
Restaurantes, lancherias e bares poderão seguir com atendimento presencial, mas somente com clientes sentados e distanciamento mínimo de dois metros entre as mesas, nas quais podem sentar, no máximo, seis pessoas. Os espaços não poderão promover apresentações de música ao vivo, nem manter música ambiente alta, que prejudique a comunicação – para evitar que as pessoas tenham de falar alto, o que aumenta o risco de emissão de gotículas de saliva, que transmitem o novo coronavírus.
Estes estabelecimentos também só poderão ter atendimento presencial até as 22 horas. As vendas por delivery e pague e leve podem ocorrer até as 23 horas.
Publicidade
Seguem permitidos eventos em locais abertos, mas sem venda de alimentos e bebidas, como shows e espetáculos drive-in. No entanto, a permanência de pessoas em praças, praias, parques públicos é vedada. A exceção é a circulação para prática de atividades físicas.
Fim de ano sem festas
Na live desta tarde, o governador também anunciou que estão proibidos os eventos de fim de ano promovidos por prefeituras ou empresas, inclusive em condomínios fechados. Eventos privados e familiares serão incentivados, mas com, no máximo, dez pessoas – sem contar crianças (até 14 anos). Eventos sociais, como festas de casamento, formaturas, aniversário, estão proibidos.
Demais protocolos são os da bandeira vermelha
Embora tenham sido alterados os protocolos da classificação de risco alto relacionado à Covid-19 para o comércio e o setor de alimentação, para os demais setores as regras que valem, a partir desta terça-feira, 1º, nas regiões classificadas com bandeira vermelha no distanciamento controlado, são as mesmas já previstas para esta cor anteriormente.
Publicidade
Os protocolos por município e por setor podem ser encontrados no site do Distanciamento Controlado – clique aqui.
Regra 0-0
Apesar da classificação em bandeira vermelha, há cinco municípios da Região 28 – referenciada por Santa Cruz – que não precisam adotar os protocolos do risco alto. São eles: Gramado Xavier, Herveiras, Sinimbu, Vale do Sol e Vale Verde. Estas cidades se enquadram na “Regra 0-0” do distanciamento controlado: não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores com Covid-19 nos últimos 14 dias. Portanto, podem seguir com regras da bandeira laranja, desde que a prefeitura crie um regulamento local.
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade