Nas próximas semanas os arroios de Santa Cruz do Sul devem ganhar um aliado e tanto para a sua conservação. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai dar início à confecção de ecobarreiras para conter o lixo despejado nos locais. A iniciativa contará com um sistema simplificado, inicialmente. Por isso, o material será produzido à base de isopor.
Conforme o secretário Raul Fritsch, o volume de resíduos despejados nos recursos hídricos do município, em especial os arroios, é muito grande. E o Arroio das Pedras é, hoje, o mais poluído, informa ele. “Por isso queremos fazer nosso ‘tema de casa’, o que é possível no momento. Vamos trabalhar também a conscientização, focar na educação ambiental.”
Na prática, a ecobarreira, construída com boias, vai funcionar como um filtro e conter os materiais lançados nas águas. Em locais determinados, a equipe da secretaria poderá retirar o lixo acumulado nas redes. Nos córregos, é rotina encontrar, por exemplo, móveis, eletrodomésticos e até animais mortos. “Ninguém acredita que isso exista em Santa Cruz”, comenta Fritsch.
Publicidade
Após a instalação, a resolutividade e os aspectos práticos serão avaliados. A ideia é, depois, buscar recursos externos ou parceiros privados para tocar o projeto adiante. Quem sabe assim os investimentos possam ser ainda maiores e contemplar outros pontos críticos. “O lixo não desaparece. A gente pode até se livrar, mas ele vai impactar em algum lugar. Nada vai sumir boiando na água. O que pode acontecer é os peixes comerem esse material”, diz o secretário.