Às terças e quintas-feiras, um colaborador da Gazeta compartilha uma dica de um livro, um filme e um álbum musical com os leitores, como um estímulo cultural. Veja as indicações de Alencar da Rosa, fotógrafo da Gazeta.
Um livro
Barba ensopada de sangue, de Daniel Galera, conta a história de um cara que busca autoconhecimento, saber mais dele mesmo e da própria família. Uma curiosidade legal do livro é que em momento algum é falado o nome do protagonista, ou seja, isso dificulta saber a identidade dele. Sua jornada começa em Porto Alegre, onde o protagonista mora, e segue na cidade litorânea de Garopaba, em Santa Catarina.
Publicidade
LEIA MAIS: Um livro, um filme, um disco, por Leandro Porto
Um filme
O filme Estrelas Além do Tempo, lançado em 2017, narra uma história de três cientistas negras que trabalharam na Nasa durante a década de 1960 e colaboraram para a conquista espacial: Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson. Foi indicado ao Oscar em várias classificações. Faz refletir sobre a questão do racismo institucional, pois só no início dos anos 60 é que começa um movimento forte pelo fim da segregação.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Um livro, um filme, um disco, por Rodrigo Sperb
Um disco
Sou muito fã do cantor e compositor Tim Maia, que foi responsável pela introdução dos gêneros soul e funk na música popular brasileira e reconhecido como um dos maiores ícones da música no Brasil. O álbum de que gosto é o Tim Maia, homônimo, gravado em 1971, lançado pela gravadora CBDPhilips através do selo Polydor. A música Não Quero Dinheiro (Só Quero Amar) é a que mais me faz gostar desse álbum.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Um livro, um filme, um disco, por Lula Helfer