A redução de doações de sangue durante a pandemia de Covid-19 deixou o Hemovida, em Santa Cruz do Sul, com o estoque reduzido. O banco de sangue junto às dependências do Hospital Santa Cruz (HSC) auxilia no tratamento de doentes clínicos e cirúrgicos, além de ser responsável pelo fornecimento de hemocomponentes para hospitais da região.
A média das doações tem sido baixa nos últimos meses, de acordo com o enfermeiro do Hemovida, Cezar Rodrigo Priebe. “Na última semana, a diminuição foi ainda maior. Não sabemos ao certo o motivo, mas deve estar relacionado a preocupações provenientes da pandemia”, comenta. O estoque encontra-se em estado crítico para todos os tipos de sangue, com apenas cerca de 20% de armazenamento de doações. O objetivo do Hemovida é aumentar o estoque para que não venha a faltar. Neste momento são em média 15 bolsas de cada tipo, quando o ideal seriam 60 a 70.
LEIA MAIS: Hemovida tem queda de 20% nas doações de sangue em Santa Cruz
Publicidade
“Nosso estoque está muito baixo, nunca chegou a ficar tão baixo quanto está neste momento. Ainda não está faltando, mas nós, que estamos aqui gerenciando o estoque todos os dias, percebemos essa queda brusca. Isso nos ligou o alerta de fazer o pedido para os doadores retornarem”, salienta Priebe. Para quem não pode realizar a doação durante a semana, o banco estará aberto neste sábado, dia 7, das 7h30 às 12 horas, para receber as doações.
O sangue arrecadado é proveniente de doações voluntárias e de reposições. No momento, existe necessidade de todos os grupos sanguíneos. O material passa por exames de aids, sífilis, chagas, hepatites B e C e anti-htlvI/II.
Podem realizar a doação pessoas em boas condições de saúde, com idade entre 18 e 65 anos e que pesem no mínimo 50 quilos. A orientação é fazer um lanche leve antes do procedimento, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas 12 horas antes e ter em mãos um documento de identidade com foto.
Publicidade
O intervalo entre as doações é de 60 dias para homens e de 90 dias para mulheres. Não podem realizar a doação de sangue pessoas que fizeram vacinação recentemente, possuem piercing na cavidade oral ou genital e fizeram tatuagem, maquiagem definitiva ou piercing nos últimos 12 meses.
A doação também é vetada quando a pessoa manifestou sintomas gripais ou diarreia nos últimos 15 dias. Grávidas, lactantes e pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade também não podem doar.
Saiba mais
Publicidade
O banco de sangue Hemovida fica na Rua Fernando Abott, 174, no Centro junto a o H S C . O atendimento no local é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13 horas. No primeiro sábado de cada mês, o atendimento é das 7h30 às 12 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3056 2103 ou pelo e-mail [email protected].
LEIA TAMBÉM: Família de doadora de órgãos reforça decisão: ‘Mesmo após a morte, ela pôde fazer o bem’
Publicidade