Às terças e quintas-feiras, um colaborador da Gazeta compartilha uma dica de um livro, um filme e um álbum musical com os leitores, como um estímulo cultural. Veja as indicações de Leandro Siqueira, gerente executivo das Rádios.
Um livro
A terceira onda: a morte do industrialismo e o nascimento de uma nova civilização, do Alvin Toffler. É um livro de 1980, com muitas reedições, que traz reflexões importantes e que se revelam atuais à medida que o tempo passa. A obra volta-se à avaliação de transformações que Toffler vislumbrava, na reta final do século 20. Prenuncia avanços na civilização e que de fato hoje se mostram consolidados.
Publicidade
LEIA MAIS: Um livro, um filme, um disco, por Leandro Porto
Um filme
Um dos filmes que mais me marcaram, entre aqueles a que assisti nos últimos tempos, é o turco Milagre na Cela 7, produção de 2019 e lançado no início deste ano. Aborda a realidade de forma nua e crua, ao narrar a história de um homem com deficiência intelectual acusado de forma injusta pela morte da filha de um comandante e que precisa provar a sua inocência. Aborda os jogos de poder que agem nos variados ambientes.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Um livro, um filme, um disco, por José Augusto Borowsky
Um disco
The Wall, do Pink Floyd, é o disco que mais ouvi na vida, e até hoje costumo escutá-lo, enquanto faço alguma leitura, para serenar a mente, os dois discos, como coleção. Lançado ao final da década de 1970, pela banda britânica Pink Floyd, desde então influenciou diretamente, e de forma incontornável, as gerações seguintes pelas últimas quatro décadas, como uma obra-prima do que de melhor o ser humano já fez na música.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Um livro, um filme, um disco, por Rodrigo Sperb