Sem sua dupla de zaga titular, o Grêmio recebeu o Red Bull Bragantino, na Arena, em Porto Alegre, pela 19ª rodada do Brasileirão.
Em uma partida ruim na primeira etapa, o Grêmio conseguiu marcar apenas no segundo tempo, após as modificações na equipe. O argentino Diego Churín fez sua estreia aos 22 minutos do segundo tempo, e o Tricolor fez dois gols em dois minutos, com David Braz e Orejuela. Hurtado descontou para os visitantes. Com a vitória, o Grêmio ganhou posições e terminou a rodada na oitava posição.
PRIMEIRO TEMPO
As equipes fizeram um primeiro tempo burocrático. Pouco foi visto em jogadas de ataque, com muitos passes errados e poucas finalizações.
Publicidade
O primeiro chute a gol foi do Bragantino. Claudinho avançou pelo meio aos 10 minutos, e obrigou Vanderlei a salvar o chute de fora da área.
O Tricolor tinha mais posse de bola, mas demorou a finalizar. As poucas chances foram nos minutos iniciais. Aos 16, após jogada de Pepê, Diego Souza quase completou pro gol na pequena área, próximo a trave direita do goleiro Cleiton, mas a defesa tirou pra escanteio.
Aos 18 minutos, Diego Souza quase conseguiu a finalização na área do Bragantino após cruzamento rasteiro de Diogo Barbosa. Marcado, o atacante gremista foi superado pela defesa visitante e pouco conseguiu agregar ao time Tricolor na primeira etapa.
Publicidade
O Bragantino também pecava no ataque, os laterais Edimar e Aderlan apostavam nos chuveirinhos pra área, sem perigo para a defesa. O primeiro tempo foi muito abaixo da média, em um jogo sem grandes emoções.
SEGUNDO TEMPO
O Bragantino aproveitou os minutos iniciais da segunda etapa para atacar. Aos dois minutos, os visitantes arriscaram com Ytalo. O atacante recebeu na entrada da área e chutou de perna direita. Vanderlei se atirou pra espalmar.
Publicidade
O Grêmio jogava com lentidão, e o técnico Renato Gaúcho decidiu trocar o time aos 16 minutos. Luiz Fernando e Maicon saíram para a entrada de Ferreira e Lucas Silva. Aos 22, o argentino Diego Churín fez sua estreia com a camisa Tricolor, substituindo Diego Souza.
As mudanças deram resultado, e o Grêmio matou o jogo em dois minutos. Aos 23, após cobrança de escanteio, a bola sobrou para David Braz na área, após disputa de cabeça no alto com a defesa. O zagueiro soltou a bomba para abrir o placar.
Aos 25, o estreante Diego Churín fez boa jogada com Isaque, que entrou na área pra finalizar. A bola acabou se oferecendo pra Orejuela, que chutou forte. O chute ainda bateu no peito do goleiro Cleiton, mas morreu no fundo do gol.
Publicidade
Aos 32, o Bragantino descontou com Hurtado. O jogador, que recém havia entrado, deu um carrinho na bola na entrada da pequena área, após cruzamento rasteiro de Raul, e tirou Vanderlei da jogada.
Após um jogo fraco tecnicamente, principalmente no primeiro tempo, o Tricolor conseguiu vencer a partida depois de modificar a equipe, e com os três pontos subiu para a oitava posição na tabela, agora com 27 pontos.
O Bragantino permanece na zona de rebaixamento do Brasileirão. O time é 19º colocado, com 19 pontos.
Publicidade
O Grêmio volta à campo na quinta-feira, 5, pela Copa do Brasil. A equipe faz no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, o jogo de volta pela fase de oitavas de final. Na partida inicial, o Grêmio venceu por 1 a 0, e joga por um empate para passar de fase.
O RB também tem compromisso pela Copa do Brasil durante a semana. A equipe enfrenta o Palmeiras após perder o jogo de ida por 3 a 1. A partida é no Allianz Parque, dia 5, 19 horas.
Pelo Brasileirão, o próximo compromisso do Tricolor é contra o Fluminense, no domingo, 8, a partir das 20h30, no Maracanã. Já o Bragantino enfrenta em casa o Santos, também no domingo, 8, com início às 18h15.
FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO BRASILEIRO – 19ª RODADA
GRÊMIO X RB BRAGANTINO
Data e horário: Segunda-feira, 02/11, 20h
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre-RS
Arbitragem: Savio Pereira Sampaio (DF), com Daniel Henrique da Silva Andrade e Jose Reinaldo Nascimento Junior
VAR: Pathrice Wallace Corrêa Maia
Cartões amarelos: Lucas Silva (Grêmio); Claudinho (Bragantino)
Gols: GRÊMIO – David Braz, aos 23min/2ºT, Orejuela, aos 26min/2ºT; BRAGANTINO – Hurtado, aos 32min/2ºT
GRÊMIO
Vanderlei; Orejuela, Rodrigues, David Braz, Diogo Barbosa; Maicon (Lucas Silva), Matheus Henrique, Robinho (Isaque), Luiz Fernando (Ferreira); Pepê (Cortez) e Diego Souza (Diego Churín).
Técnico: Renato Portaluppi
BRAGANTINO
Cleiton; Aderlan (Chrigor), Léo Ortiz, Ligger, Edimar; Raul, Evangelista, Claudinho (Thonny Anderson), Artur (Morato) e Cuello (Ryller); Ytalo (Hurtado).
Técnico: Maurício Barbieri