Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Online

Edição digital da Procissão das Criaturas recebe 80 vídeos

Algumas das criaturas que participaram do evento. Confira todos os vídeos no perfil @procissaodascriaturas, no TikTok

Neste sábado, 31, é comemorado o Dia das Bruxas ou Halloween em vários países. Em Santa Cruz do Sul, a data que inspira a tradicional Procissão das Criaturas, que costuma tomar conta das ruas do Centro, neste ano será marcada pela edição digital do evento.

A organização incentivou os seguidores a enviarem vídeos caseiros temáticos e recebeu 80 participações, compensando a falta que o evento presencial está fazendo. Os vídeos mais curtidos pelo público serão conhecidos na noite deste sábado.

LEIA TAMBÉM: Procissão das Criaturas desafiará a criatividade

Publicidade

O convite para produzir vídeos com a família e os amigos, na segurança de casa, foi para que esta sexta edição não passasse em branco, em linha com o slogan adotado: Juntos em qualquer lugar. Os vídeos foram publicados nas redes sociais. Os três mais curtidos na plataforma TikTok receberão brindes e serão publicados nas redes do Portal Gaz.

“A ideia não foi criar um ambiente de competição, foi um convite para criar boas histórias e momentos de envolvimento entre as famílias. O que deixou a organização surpresa foi o quanto de envolvimento essa edição inédita foi capaz de gerar”, comenta o organizador do evento, Eduardo Dalla Costa.

LEIA MAIS: FOTOS: Centro de Santa Cruz é invadido pela Procissão das Criaturas

Publicidade

A qualidade das produções e a diversidade de temas também surpreenderam e agitaram os cosplayers profissionais e amadores, que se tornaram protagonistas da Procissão das Criaturas neste ano.

“Os inúmeros questionamentos sobre se o evento aconteceria ou não, junto com dezenas de posts e stories falando do quanto sentiam falta do evento presencial neste ano, nos fizeram acreditar que todo esse envolvimento foi motivado pela saudade”, comenta a coorganizadora, Ana Luisa de Lara.

LEIA TAMBÉM: Procissão das Criaturas vem com novidades em Santa Cruz do Sul

Publicidade

Foram recebidos em média 25 vídeos por semana, totalizando 80 produções vindas de várias cidades do Rio Grande do Sul e também de brasileiros que residem no exterior.

Entre os vídeos há uma grande variedade de temas, que vão desde coreografias do TikTok a personagens clássicos, como Jason, Alice e Coraline. Um dos sinais de que a ideia foi positiva foram os incrementos de quase 200% nas interações nos perfis do evento.

Novidade desta edição, a criação do perfil no TikTok @procissaodascriaturas já acumula 1,9 mil curtidas e 19,5 mil visualizações. “A escolha da plataforma foi natural por ser uma grande ferramenta para a produção e edição de vídeos domésticos, possibilitando que todos pudessem ter a oportunidade de fazer seus vídeos, mesmo sem ter experiência no assunto”, explica Ana.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Eu, Gourmet: aprenda a preparar as torradinhas TikTok

A experiência de quem participou

De San Diego, nos Estados Unidos, vieram os vídeos da gaúcha Bruna Büchle Dutra, que é natural de Pelotas. Ela estava cumprindo um desafio de fazer 31 dias de maquiagens de Halloween nas redes sociais quando ficou sabendo da Procissão das Criaturas e decidiu participar. “Já tenho um pouquinho de experiência gravando esse tipo de vídeo. Como já tinha alguns personagens, enviei oito deles. Escolhi a Noiva-Cadáver, a Outra Mãe (Coraline), Frankenstein, Tabuleiro de Ouija, Anjo, Fada, Mérida e o Coringa”, conta. Bruna se considera muito perfeccionista e tentou ao máximo obter resultados iguais aos personagens reais, além de fazer maquiagens artísticas originais.

Bruna Büchle Dutra: atenção para os detalhes


Morador de Venâncio Aires, o funcionário público estadual Tiago Maximiliano Pino Linck, de 40 anos, foi um dos participantes da edição digital do evento. Acostumado a fazer cosplay em eventos físicos, ele decidiu participar mesmo sendo uma experiência inédita. “Sempre participamos caracterizados, tirando foto com o pessoal e conhecendo novos cosplayers. Desta vez, em virtude da pandemia, ficamos todos chateados por não ter o evento físico. Porém, a organização do evento teve a brilhante ideia de fazer algo virtual, para que o ano não passasse em branco. Não pensei duas vezes!”, conta. Tiago incorporou o personagem Predador e contou com a ajuda de uma colega de trabalho para usar o TikTok pela primeira vez. Ele já pretende gravar outros vídeos para a plataforma.

Publicidade

Tiago Linck estreou no TikTok como o Predador

LEIA MAIS: Procissão das Criaturas será em clima medieval

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.