Durante os dias 3 e 4 de outubro aconteceu três importantes eventos da Rede Marista – o Festival Marista de Robótica, a Mostra Marista de Iniciação Científica e a Mostra Marista de Arte. Na oportunidade, o Colégio Marista São Luís esteve em evidência em diversas atividades da programação proporcionando, inclusive, o show de abertura com apresentação de um grupo de 15 baterias acompanhado de banda e coral. Ao todo, uma delegação composta por mais de 100 estudantes e educadores se deslocou até Porto Alegre para representar a instituição. “A participação nestes eventos é um reflexo do que acontece no cotidiano da escola, é consequência da dedicação dos educadores e dos estudantes”, comenta o vice-diretor, Anderson Roberto dos Santos.
O Colégio participou da Mostra de Arte com duas peças de teatro no palco principal, além de ter uma grande representatividade de trabalhos na exposição. Já na Mostra de Iniciação Científica, seis grupos apresentaram suas pesquisas que são previamente selecionadas por uma banca avaliadora. “Aqui no Colégio, a pesquisa está presente tanto na construção diária do conhecimento, quanto nos projetos de iniciação científica. Essa metodologia faz com que os trabalhos dos nossos estudantes tenham cada vez mais reconhecimento nestes eventos” acrescenta a Coordenadora Pedagógica, Anete Schuenke Schmitt.
Festival Marista de Robótica
Publicidade
Um dos principais eventos do segmento no país, o Festival Marista de Robótica recebeu cerca de 2 mil participantes, convidados a apresentar projetos e pesquisas que envolvem robótica educacional, codificação e empreendedorismo. Esta edição teve como tema Os desafios e impactos da exploração espacial, em homenagem aos 50 anos da chegada do astronauta Neil Armstrong à Lua. As tarefas envolveram as equipes (formadas por estudantes e educandos do 1º ano EF ao 3º ano EM) em missões que simulam ações protagonizadas na época do primeiro passo em solo lunar e atividades de preparação para a viagem a Marte, um dos principais objetivos da atualidade nas agências espaciais. São quatro modalidades: Desafio de Robôs, Desafio de Drones, Cidade Laboratório e Incubando Ideias.
No Festival, o Marista São Luís fez história. Trouxe para Santa Cruz do Sul, 5 prêmios: 1º lugar na modalidade Drones Maker, 2º e 3º lugares no Desafio de Robôs categoria Lego Iniciante, 3º lugar no Desafio de Robôs categoria Livre Avançada e 2º lugar na Cidade Laboratório. “Estes prêmios simbolizam todo um trabalho construído ao longo do ano nas aulas de robótica, com a dedicação da equipe, os momentos de treino, organização, a criatividade, estratégias e a construção da programação dos robôs que determinam a resolução dos desafios no evento”, comenta o instrutor de Robótica, Fabrício Noronha. Ao todo, o Colégio foi representado no Festival por mais de 60 estudantes distribuídos em nove equipes: Cavalaria, Iron Robots, Fênix, Cavalaria Aérea, Cavalaria Aérea II, Valkirias, Ômega, Alpha e Apollo 11 – formada por uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental. “Nos orgulhamos de, hoje, termos um ensino de robótica referência na região e, também, dentro da Rede Marista. Contudo, as iniciativas inovadoras que a escola proporciona não seriam nada se não tivesse o empenho dos estudantes. Quem faz a robótica são eles”, finaliza o educador.
Publicidade