Começam nesta segunda-feira, 26, no Hospital Veterinário da Unisc, os atendimentos aos animais provenientes de famílias de baixa renda, conforme acordado entre Prefeitura e Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc). O decreto que estabelece o funcionamento nessa modalidade foi assinado pelo prefeito Telmo Kirst na última quinta-feira, 22.
O convênio determina que os atendimentos sejam exclusivos a animais de moradores de Santa Cruz, que comprovem indisponibilidade de recursos e estejam inscritos em programas de assistência social, como CadÚnico e Bolsa Família, ou tenham renda mensal inferior a um salário mínimo. Além destes, serão atendidos animais que estejam sob a responsabilidade de ONGs e protetores independentes, devidamente cadastrados no município, ou sem tutor definido, quando previamente atendidos no Canil Municipal.
Os interessados deverão preencher um cadastro junto à Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), que fica na Rua Galvão Costa, 708, em frente ao pórtico do Parque da Oktoberfest. Informações também podem ser obtidas pelo telefone 3713 8242, no período das 8 horas ao meio-dia e das 13 às 17 horas.
Publicidade
Para efetuar a inscrição, o solicitante deverá portar documentos que comprovem renda e inscrição em programas sociais. No ato, ele vai receber um cartão identificador, que deverá ser apresentado no Hospital Veterinário.
LEIA MAIS: Hospital Veterinário inicia primeira etapa de atendimentos em Santa Cruz
As consultas serão agendadas, mediante avaliação do médico-veterinário da Semass, e de acordo com o cronograma disponibilizado pelo Hospital Veterinário. Em caso de emergência, o atendimento será feito diretamente no hospital. O deslocamento do animal até a unidade será de responsabilidade do tutor.
Publicidade
As consultas e procedimentos particulares tiveram início no dia 5 deste mês. Até o momento foram 33 consultas e 20 exames laboratoriais, além de 15 exames de raio-X, quatro exames de ultrassom, quatro procedimentos ambulatoriais, quatro internações e quatro vacinas. O serviço é procurado tanto por moradores de Santa Cruz do Sul quanto dos municípios de Vale Verde, Sinimbu, Rio Pardo e Passo do Sobrado.
De acordo com o gestor do hospital, o médico-veterinário Maurício Borges da Rosa, na primeira etapa, logo após a abertura, houve apenas consultas, exames de sangue e raio-X em bichos de pequeno porte. No entanto, o serviço foi ampliado e agora, além do plantão veterinário para animais que precisam de internação, também serão realizadas cirurgias. “Estamos operando atualmente com todos os serviços, inclusive com cirurgias. Temos duas agendadas para os próximos dias, uma de correção de hérnia e outra ortopédica”, revela.
LEIA TAMBÉM: Na pandemia, adoções de animais cresceram, mas abandonos também
Publicidade
Contato
O Hospital Veterinário da Unisc é referência no Vale do Rio Pardo em atendimentos clínicos e procedimentos complexos para animais de pequeno e grande porte, além de animais silvestres. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18 horas, sem fechar ao meio-dia. O agendamento particular deve ser feito pelo telefone (51) 3715-7555.
“Vamos atender todos os animais, mas tem prioridade aquele que estiver com o horário marcado ou for caso de emergência”, frisa Maurício Borges da Rosa. Os exames são diversificados e encaminhados mediante avaliação do médico-veterinário.
LEIA MAIS: Inaugurado o Hospital Veterinário em Linha Pinheiral
Publicidade